Vanessa Lopes se emociona ao falar sobre cuidados com a vozreprodução Instagram

Rio - Vanessa Lopes contou que ficou triste ao ser aconselhada por seu médico a mudar a forma de falar. A influenciadora, que recentemente revelou que quase perdeu a voz devido ao uso de cigarro eletrônico, explicou que o ideal seria adotar um timbre mais anasalado para reduzir o esforço nas cordas vocais.


"Me segurando para não chorar. Não vou mentir que eu estou um pouco triste porque forço muito a minha voz falada. Fui aconselhada a tentar mudar a forma que falo para forçar menos minha voz e minhas pregas vocais pelos meus médicos", disse Vanessa.

A ex-BBB explicou que tem sido difícil reaprender a falar, já que está com 24 anos, e comentou que ainda não se identifica com a nova maneira de se comunicar.

"Boto muita pressão e força aqui (garganta) e tenho que botar aqui (nariz). Isso acaba destruindo um pouco a prega vocal. É muito difícil tentar reaprender uma forma de falar após 24 anos. Não sou uma pessoa que tem voz suave. Quando eu tento falar (do modo correto) parece que eu estou triste e fico mais triste ainda", detalhou.

"Meus médicos que me acompanham pediram para eu tentar falar com a voz mais pelo nariz. Mas isso não sou eu, sabe? Não tem a ver com a minha identidade, mas é um cuidado que eu preciso ter com a minha prega vocal. É muito complicado você tendenciar sua voz para algo que você não está acostumada e não se sente confortável. É algo tão complicado", completou, emocionada.

Cirurgia e medo de novo procedimento

Vanessa relembrou que já passou por uma cirurgia nas cordas vocais devido a um calo na prega vocal e disse que fica agoniada ao imaginar um novo procedimento. "Já fiz uma cirurgia uma vez por causa de um calo nas pregas vocais e não quero fazer de novo. Não queria passar por isso. Fico agoniada", contou.

A influenciadora, que sonha em se tornar cantora, explicou que decidiu falar sobre o tema para evitar que a mudança em sua voz seja mal interpretada.

"Vai que as pessoas comecem a criar teorias nada legais e memes. Não é que eu queira mudar a minha voz, mas eu preciso falar de uma forma mais leve. Não sei como isso vai estar rolando e se eu estou fazendo certo. Sei que para muitos parece uma bobeira, mas para mim é muito complicado, é o meu trabalho, tenho muita coisa em jogo para simplesmente não fazer nada em relação a isso. Queria continuar falando do jeito que eu falo, mas sei que vou ter muitas consequências. E estou triste e confusa. Não me dá vontade de vir aqui (rede social)", desabafou.

Vanessa destacou que precisará evitar falar alto e gritar. "Sou uma pessoa muito focada no que eu quero. Quando eu boto uma coisa na minha cabeça, vou até eu conseguir. Vou forçar menos. Tem coisas que eu almejo muito e se eu tiver que fazer isso ou parar de falar a maior parte do meu dia, eu paro. Só é assustador", disse.

Ela ressaltou que o problema não afeta a voz cantada, mas sim a fala cotidiana. "Já tive tantas complicações com a minha voz cantada. Quando me sinto confortável com ela, a minha voz falada vai atrapalhar? São coisas diferentes. É muito complexo", explicou.