"Finalmente venho a público para esclarecer a polêmica da semana passada. Afinal de contas, o Brasil e o mundo parou para comentar sobre o tapa mais famoso desde o 'Tapa na Pantera'. Sim, o tapa deste que vos fala. Achei o máximo a gente poder, através dessa polêmica, levantar um pouco essa questão da falta de educação do público e os limites de um e do outro. Os limites do público e de quem está no palco", iniciou Mateus.
Em seguida, negou que bateu no celular. "A única coisa que fiquei me coçando para falar, mas resolvi deixar a poeira baixar, é que eu não dei tapa nenhum. Nem no celular, muito menos em qualquer pessoa. O que eu fiz foi agir com um 'trombadinha' e rapidamente peguei o celular, furtei o celular e joguei de baixo da poltrona".
Ele, ainda, falou que tinha provas que comprovavam. "O que vocês não sabem é que tenho um diretor que mora fora, em Portugal. Então, de tempos em tempos a gente precisa filmar o espetáculo para mandar para o diretor, para ele poder me dirigir e dizer: 'Olha, ali você ganhou, aqui você perdeu'. E não é que foi justamente no dia do 'tapa' que estávamos filmando?".
"Portanto, tenho provas. Sim, tenho provas de que fui um ninja. Consegui não parar o espetáculo, tirar o celular que estava me atrapalhando e causar essa polêmica muito importante para falarmos sobre a importância... tanto para quem está em cena, quanto para quem está na plateia. Realmente a luz do celular e a falta de atenção... o teatro não é captável. É um momento único", concluiu o artista.
Em seguida, compartilhou um vídeo mostrando a sua versão dos fatos. O registro mostra dois ângulos: o primeiro, na visão mais ampla, e o outro, gravado pelo próprio celular da fã. Esse segundo, inclusive, havia repercutido. O caso ocorreu em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, na última quarta (15).
A atitude do ator, que havia sido interpretada como um tapa no celular, dividiu opiniões entre internautas. Muitos apoiaram a ação, destacando que gravar espetáculos é proibido. Por outro lado, algumas pessoas julgaram a postura como "desnecessária".
Primeiro pronunciamento do ator
A polêmica foi comentada durante o programa "A Tarde é Sua", da RedeTV!. Na atração, comandada por Sonia Abrão, eles mostraram o pronunciamento da fã e de Mateus, através de um comunicado feito pela assessoria dele.
A mulher, que não teve a identidade revelada, relatou o ocorrido. "Ele veio, olhou, viu que eu estava com celular e simplesmente bateu na minha mão. Arrancou o celular, como vocês podem ver no vídeo. Ele deixou filmando. [...] Fiquei constrangida. As pessoas que estavam na minha volta perguntaram se meu celular não tinha quebrado, outras pessoas viram e disseram que foi muito estrelismo dele. Que ele deveria ter mais empatia com o público e plateia. Então, me senti muito triste".
Logo após, mostraram o pronunciamento do ator. Primeiramente, disseram que foi avisado sobre a proibição do uso de celular durante a peça. Além disso, alegaram que a atitude do artista, na verdade, foi de uma das suas personagens. "Nesse momento do espetáculo mostrado no vídeo, quem retira o celular da plateia é a Ivana, uma das personagens interpretadas por Mateus, que circula pelo teatro e interage com o público ao longo da encenação.
Vídeo!
Mateus Solano se pronuncia e nega tapa em celular após polêmica
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.