Rodrigo Sant'Anna Vitor Vieira / Divulgação
"O Teatro João Caetano é um verdadeiro patrimônio da cultura brasileira. Celebrar seus 212 anos com essa programação especial reafirma o nosso compromisso em manter um dos palcos mais emblemáticos do Brasil vivo, acessível e aberto a todos", destaca Jackson Emerick, presidente da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj), responsável pela administração do local.
Trajetória
Inaugurado no dia 12 de outubro de 1813, por Dom João VI, com o nome de Real Theatro de São João, o local foi escolhido para a assinatura da primeira Constituição Brasileira, em 1822.
Ao longo dos anos, o João Caetano foi palco para grandes nomes da cultura brasileira e internacional, como Carmen Miranda, Bibi Ferreira, Sarah Bernhardt, Eleonora Duse, Paulo Gracindo, Marília Pêra, Fernanda Montenegro, João Bosco, Alcione, Benito di Paula, Elizeth Cardoso, Belchior, Gonzaguinha e muitos outros.
Fechado para o público em dezembro de 2023, o teatro passou por uma série de melhorias e reabriu em 2025. O espaço recebeu uma reforma completa do sistema elétrico, que era da década de 1970. As obras receberam um investimento total de mais de R$ 6 milhões. Além do sistema elétrico, o equipamento cultural também ganhou a instalação de um novo sistema central de aparelhos de ar-condicionado.
Confira a programação especial:
Rodrigo Sant’anna - "Atazanado"
16/10, quinta-feira, às 19h
Nany People - "Ser mulher não é para qualquer um"
17/10, sexta-feira, às 19h
Stand-up com Sérgio Mallandro
23/10, quinta-feira, às 19h
Tom Cavalcante - "O Tom tá on"
24/10, sexta-feira, às 19h
O Teatro João Caetano fica na Praça Tiradentes, s/n, no Centro.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.