Camila Queiroz é a protagonista de Amor Perfeito, da TV GloboFotos de Paulo Belote/TV Globo
Rio - Camila Queiroz, de 29 anos, está de volta às telinhas da TV Globo. A atriz é a grande protagonista de "Amor Perfeito", nova novela das 18h que estreia nesta segunda-feira. No folhetim de Duca Rachid, Elísio Lopes Jr. e Julio Fischer, ela dá vida a Maria Elisa Rubião, mais conhecida como Marê, uma estudante de Administração e Finanças sagaz e independente. A artista não esconde a empolgação com o novo trabalho e se diz apaixonada por sua personagem.
"É uma novela linda. É um conto de fadas clássico, porque tem amor, fraternidade, drama, vilania, comédia. Estou muito apaixonada pela Maria. Nunca fiz nada parecido com ela, isso é uma coisa que gosto muito, que tenho orgulho, porque na minha carreira uma personagem é muito diferente da outra. Então, me sinto muito privilegiada, porque sei que isso não acontece com todo mundo. Me apaixono e me apego muito nos meus personagens. Estou louca pra vocês verem a novela", confessa.
Na trama, inspirada na obra "Marcelino Pão e Vinho", de José María Sánchez Silva, Marê, que é noiva de Gaspar (Thiago Lacerda), se apaixona pelo médico Orlando (Diogo Almeida). Para viver um grande amor, os dois vão enfrentar desafios, já que o pai da jovem Leonel (Paulo Gorgulho) é contra o romance. No entanto, após a morte trágica do empresário, a estudante verá sua vida sofrer uma grande reviravolta.
Ela será vítima de uma armação da madrasta Gilda (Mariana Ximenes) que a incrimina pela morte do pai e é presa injustamente, condenada a uma sentença de 20 anos. Na cadeia, Maria Elisa descobre que está grávida de Orlando, que foi para Canadá após descobrir um segredo do passado que envolve as famílias dos jovens. "Imagina só uma mulher engravidar de um homem, que não é seu marido, em toda condição que ela se encontra", aponta Camila.
Durante uma tentativa de fuga da prisão, Marê dá à luz Ângelo. O bebê será colocado na porta da igreja da cidade, acolhido pelos religiosos da Irmandade dos Clérigos de São Jacinto e batizado como Marcelino (Levi Asaf). Oito anos depois, Maria Elisa deixa a cadeia, reencontra Orlando, que voltou para o Brasil para reconquistá-la, e os dois vão em busca do filho. Mesmo após todo esse período, Marcelinho continuará sonhando em encontrar a mãe.
"Esse cordão umbilical dos dois nunca é rompido. O que ela mais quer é encontrar essa criança", adianta a atriz. Camila ainda fala a descoberta da personagem em relação à maternidade. "Ela vai se descobrindo mãe a partir desse encontro com o Marcelino, mas o que ela sente por ele é muito forte. Acho que tem essa coisa de descobrimento de um amor que ela sente e é inexplicável, incontestável. É a maior coisa que existe dentro dela, potente, e ela vai atrás. Ela precisa achar, viver e sentir aquele amor".
O reencontro da família é uma das cenas mais esperadas da novela. "Ele se dá de uma forma diferente do que está todo mundo esperando". Ela ainda acredita que o coração de todos vai bater mais forte quando os três estiverem juntos. "Com certeza. Isso vai além do que é físico, do que está ali. É uma energia, vibração. É uma conexão dos três juntos que a gente já sentiu na preparação. Me emocionei muito com o Levi na preparação".
E por falar em Levi, a atriz se derrete pelo pequeno e exalta seu talento. "É um grande ator". Para a preparação dos personagens, os dois tiveram alguns encontros antes das gravações. "Foi pra gente ir criando essa amizade com ele. É uma criança. A gente foi se apresentando, construindo esse laço de amizade, confiança e respeitando o tempo dele, pra ele saber quem somos nós. Isso dentro e fora do set".
Diversidade
A artista celebra a diversidade no elenco de "Amor Perfeito". "Finalmente esse momento chegou né? Se eu não me engano, 60% do elenco é preto. A forma que a como a gente vai falar do racismo na novela é inédita. É uma novela de época. Então, consequentemente as pessoas já esperam ver o preto no lugar do escravo e não é o que acontece. Ali a gente tá mostrando a história do Brasil que foi escondida dos livros de história. Por exemplo, a primeira faculdade de medicina do Brasil foi em Salvador na década de 60. Naquela época, existiam muito mais médicos negros do que hoje no Brasil. A gente vai trazer isso pra novela. Os negros e as mulheres que vão sofrer machismo na nossa novela porque isso é muito claro, né? Principalmente na década de 40 que é o que a gente fala. Eles não são vítimas, eles reagem, eles questionam, eles apresentam e daí vocês podem estar preparados porque vocês vai abordar o machismo de uma forma diferente de todo mundo tá acostumado a ver".
Volta para Globo após polêmica
Após sua saída conturbada da TV Globo, em 2021, Camila Queiroz vibra com seu retorno a uma novela da emissora. "Eu estou feliz porque eu voltei com um projeto lindo, eu estou feliz porque fui convidada pra tá ali. Eu faço o meu trabalho com maior amor do mundo, eu amo o que eu faço, eu amo tá ali, eu amo aquele lugar", afirma.
Para quem não lembra, a TV Globo informou na época que Camila não fazia mais parte do elenco de "Verdades Secretas" devido 'demandas inaceitáveis'. Sendo assim, a emissora optou por utilizar uma dublê de corpo para representar a personagem. A atriz negou as acusações da emissora.
Pressão para ter filhos
Pressão para ter filhos
Casada desde 2018 com Klebber Toledo, a atriz fala sobre a pressão para os dois aumentarem a família. "O público e a imprensa cobram muito mais que a família. A família entende que a gente tá trabalhando muito. Então, eu gosto de trabalhar, o Klebber também, a gente entende que a gente tá num momento especial de carreira. Ser pai e mãe, está no nosso plano, mas assim engravidar pode acontecer agora, pode acontecer daqui a pouco tempo, estamos vivendo, trabalhando, aproveitando que somos jovens e temos energia pra isso, né?".