Fernanda Grael e Renan Nunes desbravam o litoral do PiauíDivulgação/Globo

 Rio - O "Globo Repórter" desta sexta-feira (24), vai destacar as belezas do litoral do Piauí, com 66 km de extensão e enormes riquezas concentradas na área de proteção ambiental. Os repórteres Fernanda Grael e Renan Nunes conduzem a expedição pela costa, em uma coprodução com a TV Clube, afiliada da TV Globo no estado.
Ao todo são mais de 70 ilhas e a aventura começa no território do Maranhão, seguindo por uma viagem rumo ao Piauí.  É neste lugar que o emaranhado de rios e igarapés e a derrubada das matas faz com que mais areia desça das dunas para os rios. “Tá aterrando o lugar de onde a gente tira marisco... Tinha dia d’eu pegar 50kg. Hoje, se eu tirar 6, 8 kg de marisco, tiro muito.”, revela a marisqueira Kátia Pessoa.
O programa vai falar também com Pedro Militão e Dona Graça, que tem 84 e 73 anos, respectivamente e moram numa casa cercada de cajueiros no quintal, onde habita a menor espécie de tamanduá, um tamanduaí. Seu Pedro também apresenta a equipe uma garrafada que espanta o mau-olhado e protege o corpo, feita com alho roxo, hortelã e casca de almesca e de catuaba. “De tudo eu boto! Tome, acredita em Deus Pai e no Espírito Santo”, diz ele enquanto serve a repórter Fernanda Grael, que fala sobre os efeitos da bebida: “É um suadouro que vem de dentro, um negócio que vem!”

A Pedra do Sal, onde fica o mais antigo farol da Costa do Piauí, construído em 1873, quando o Brasil ainda era um império, também é uma aventura da dupla de repórteres. Os dois navegam noite a dentro pela APA do Delta do Parnaíba, onde existem mais de 80 espécies de répteis e anfíbios registrados. “É... só à noite, muitos animais saem da toca, do esconderijo pra se alimentar. E outros só são revelados com as luzes das nossas lanternas”, explica Fernanda, que passeia pelo território dos répteis.

O programa vai ao ar após o "BBB 23".