Sandra Annemberg comanda o programa que vai ao ar nas noites de sexta-feiraReprodução/Globo
Rio - A TV Globo revelou, nesta segunda-feira (27), mais detalhes sobre a celebração de 50 anos do "Globo Repórter", jornalístico que discute semanalmente temas relevantes e aprofundados. E para comemorar, a emissora traz ao público cinco episódios sobre o pioneirismo do programa, em temas como tecnologia, sociedade, saúde, meio ambiente e viagens.
"Nesses cinco programas especiais, vamos mostrar como os brasileiros se informaram, assistindo ao ‘Globo Repórter’, com novidades, do Brasil e do mundo, e como esse conhecimento teve impacto na vida deles. Cada um será fechado por um jornalista que teve participação expressiva no programa ao longo dos últimos anos. São temas relevantes e que mexem com a vida do telespectador”, diz a diretora Mônica Barbosa.
Ernesto Paglia, Pedro Bassan, Beatriz Castro, Lilia Teles e Jorge Pontual, assinam as reportagens especiais que serão exibidas até o fim de abril. Na primeira edição, que discute tecnologia, a lembrança da primeira ligação de celular da história, realizada no dia 3 de abril de 1973, mesmo dia da estreia do semanal. As mudanças na sociedade estão em pauta no segundo programa, que fala sobre as evoluções jurídicas, humanas e comportamentais. O que mudou nas cidades, no trabalho e no casamento? E o que ainda se mantém na vida do país, em casos de racismo, machismo e preconceito.
As descobertas científicas que transformaram a vida dos brasileiros e histórias de gente que se superou e hoje vive melhor depois de adotar um estilo de vida saudável, também estarão em destaque. Outro tema que será abordado é a sustentabilidade. Jornadas pelas florestas brasileiras, a parceria de especialistas que conheceram pontos intocados e espécies exóticas, também poderão ser vistos nas noites de sexta-feira. A descoberta de culturas e lugares também será abordada em uma das edições, que convida o público a recordar as viagens que marcaram a história da TV brasileira, algumas feitas por Gloria Maria.
"Quando o programa foi criado não existia nada parecido na TV brasileira e ele foi o primeiro que dedicou tempo para aprofundar uma temática jornalística. Começou com formato cinematográfico, de documentário, e foi se transformando ao longo desses 50 anos junto com seus telespectadores. O ‘Globo Repórter’ nunca parou no tempo, sempre acompanhou as mudanças da sociedade e refletiu em suas pautas o modo de ser e de viver do brasileiro. Hoje é um programa que entretém, informa, emociona, diverte e mergulha no ser humano, no meio ambiente, na saúde, na tecnologia, no Brasil e no mundo”, diz Sandra Annenberg, que comanda a atração.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.