Fred Nicácio é eliminado do BBB 23

Rio - Fred Nicácio já pode pedir música no "Fantástico". O médico entrou no "Big Brother Brasil 23", da TV Globo, três vezes: a primeira, com todos os integrantes logo no início do reality show; depois ele voltou ao confinamento em um paredão falso, e desta última vez retornou ao programa após a dinâmica da Casa do Reencontro. Mesmo tendo movimentado o jogo e trazendo importantes informações externas para os confinados, o médico deixou a disputa pelo prêmio milionário do reality show na noite desta terça-feira em um paredão contra Bruna Griphao e Sarah Aline.
Um dos protagonistas desta edição, o dermatologista voltou a comentar o desejo de ver um pódio com participantes negros durante o café da manhã com Talitha Morete e Fabrício Battaglini, no "Mais Você, da TV Globo, nesta quarta. O assunto surgiu após os apresentadores mostrarem um vídeo em que Ricardo Alface discorda da opinião do médico sobre o assunto. "Quando ele falou que só vai ter preto, quer tirar os brancos. E eu não gostei disso. Vejo todo mundo como meus adversários. Ele querer que sair os brancos e ficar só os pretos, é uma forma de exclusão também por conta da cor", disse Alface na ocasião.
Fred, então, se posicionou durante o "Mais Você". "Nem todo mundo que tem o lugar de fala, sabe o que está falando. O Ricardo é um homem preto que é pouco letrado racialmente. Isso também não é culpa dele, é culpa de um sistema que impede que informações cheguem a pessoas como ele... Não existe racismo reverso. Não existe uma maioria preta que possa oprimir uma maioria branca", disse o ex-BBB, que defendeu sua proposta. 
"Nunca, em 23 edições, tivemos um pódio só com finalistas pretos. Nunca um homem preto ganhou uma edição. Seria incrível se tivesse um 'BBB' só de pessoas pretas. É incomum... Quantos pódios foram apenas de brancos? Quantos Top 5 foram apenas de brancos? Por que não pode ser só preto? Isso assusta por quê? Porque tira privilégios de quem está acostumado a ter. Eu não estou aqui para garantir privilégio de 'branquitude' nenhuma. Eu estou aqui pra poder tirar esses privilégios e trazer uma paridade racial. Essa era uma das minhas missões nesse programa e é uma das minhas missões de vida", garantiu.  
E por falar em Ricardo, Fred também falou sobre a relação deles no programa. "Ele tinha muito medo de mim. Ele tem muito medo da minha presença. Eu sei que a minha presença incomoda, apenas por eu existir. O motivo da minha indicação foi esse. O medo que ele tem de me ter ali. O medo afasta ele desse Top 3, afasta ele desse pódio. Porque ele desde sempre me vê como um adversário muito forte". 
Balanço pós-repescagem
Após a repescagem, Nicácio permaneceu por 20 dias na casa mais vigiada do Brasil. Ele faz um balanço sobre sua nova trajetória no reality show. "É de missão cumprida. Faltava eu colocar alguns pingos nos 'is', falar algumas coisas para algumas pessoas, inclusive na Casa do Reencontro. São pautas pouco faladas e que precisam ser escrachadas. Então, quando eu volto, eu volto com esse gás de finalizar a missão que eu havia começado na minha primeira temporada. Saio com a sensação de missão cumprida, de que fechei com chave de ouro aquilo que me propus a fazer. Talvez eu não tenha sido o melhor jogador, diante das expectativas que criaram sobre mim, mas com certeza fui o melhor missionário, cumpri a minha missão".
Torcida 
Fora do "BBB 23", Fred acredita que Sarah Aline e Domitila têm grandes chances de vencer o programa. "A Domitila porque ela é símbolo de coragem, resiliência, inteligência e jogo estratégico. E a Sarah Aline também. Acho que as duas são grandes potências para estar nesse Top 3 e eu estou torcendo por isso", afirma o médico, que declara sua torcida.  "Torço pela Domi, primeiramente, e depois pela Sarah. Mas as duas estando na final, eu já fico extremamente feliz. Ah, e o Black [Cezar]! Ele é incrível. E seria incrível ver um pódio preto, sim, porque isso é reparação histórica e quem não entendeu, que vá estudar. Se pudesse, gostaria, sim, de Domi, Sarah e Black na final. Seria uma realização pessoal ver um pódio desse", destaca.
Futuro profissional
No "Mais Você", Nicácio falou sobre seu futuro na Medicina após o sucesso no "BBB 23". "Continuo sendo médico, continuo tendo o prazer de ser médico. Para mim, a Medicina é um sacerdócio", disse ele, que acrescentou: "Mas eu entendo que eu tenho muito futuro no audiovisual. E ser médico dentro audiovisual é meu foco agora. Estar neste lugar como comunicador, como apresentador. E entendendo como eu posso caminhar nesses caminhos novos, que são prósperos e abundantes. Assim eu creio, axé!".