Domitila Barros é a 16ª eliminada do ’BBB 23’João Cotta / TV Globo
Rio - A ativista social Domitila Barros, de 38 anos, fez história no "BBB 23". Eliminada na noite desta terça-feira em um paredão contra Amanda Meirelles e Larissa Santos, a ex-sister era uma das favoritas a levar o prêmio milionário do programa para casa. Enquanto esteve no jogo, Domitila foi para sete paredões, esteve no quarto branco ao lado de Fred Bruno, foi líder, cumpriu o castigo do monstro e conquistou uma enorme torcida.
Em bate-papo com Ana Maria Braga no "Mais Você" desta quarta-feira, Domitila fala sobre sua trajetória no programa e conta que não queria ter saído, mas acredita que vai realizar muitas coisas boas fora do reality show. "Eu não queria sair não, depois de 93 dias... Já estava acostumada, até com os problemas. Quanto mais tempo você fica lá dentro, mais difícil é sair da casa. É aquele sentimento que você lutou tanto, chegou pertinho... Foi uma jornada muito bonita, mas vem muita coisa boa também aqui fora", diz a pernambucana.
A ex-sister, que foi Miss Alemanha em 2022, conta o que a motivou a entrar no "BBB 23". "Eu já tinha me candidatado quando eu não era Miss Alemanha ainda. O prêmio muda a vida de qualquer brasileiro. Desde pequena, eu sempre gostei de atuar, de modelar, de palco. Meu sonho sempre foi trabalhar na Globo, ser amiga de Taís Araújo. Quando eu me candidatei pra Miss Alemanha foi porque lá eu tive a oportunidade de fazer o mestrado, mas eu sempre sonhei em deixar a minha marquinha aqui também... Tanta gente que passou pelo 'BBB', tanta gente que eu assistia, Gil do Vigor, a Juliette", afirma.
Domitila acredita que ter vencido o concurso abriu portas para que ela pudesse estar no reality show Global. "Esse concurso abriu muitas oportunidades pra mim. Foi um momento histórico, todo mundo sabe a história da Alemanha...", inicia.
"Eu que nasci em Linha do Tiro (bairro de Recife), depois de 23 anos de engajamento social, ter esse reconhecimento foi muito importante. Foi um sonho. Nunca imaginei viver um conto de fadas. Esse concurso abriu portas para eu realizar o sonho de estar no 'Big Brother'... Sempre, desde pequena, fui assim. Foi muito importante ter esse reconhecimento num lugar tão longe. Meus pais sempre me apoiaram muito, minha coroa de Miss está em Linha do Tiro, eu levei desde que eu ganhei. É possível", diz Domitila, sobre realizar sonhos.
"Eu fui Miss por um ano, mas favela venceu por 38 anos. É isso que a favela leva pro mundo. Sonhar é, talvez, muito grande pra algumas pessoas, mas sonhar é preciso. Eu queria estar no Top 3 do 'BBB', mas fiquei muito grata e orgulhosa da minha trajetória", completa.
Torcida por Ricardo Alface
Durante o programa, Ana Maria mostrou um vídeo em que Alface diz para Sarah Aline que Domitila não é uma boa jogadora. A ex-sister se surpreendeu com as palavras do amigo, mas disse que continua torcendo por ele.
"Mesmo assim eu continuo torcendo pro Alface. Eu nunca conseguia ficar fazendo estratégias para não ir pro paredão. O Facinho é muito legal, eu gosto muito dele. Ele veio muito tarde pro nosso quarto... O Facinho já sabia que se a gente pegasse um paredão juntos ia dar ruim pra ele. Se eu fosse uma jogadora tão péssima, eu não teria chegado tão longe", garante.
Desérticas
Domitila também assistiu a vídeos de Bruna Griphao e Aline Wirley questionando seu ativismo no feminismo, já que ela fez comentários que sexualizaram Larissa enquanto esteve no programa. "Eu nunca precisei construir uma narrativa que não fosse baseada em fatos reais. Vinte e três anos de lutas diárias não podem ser isentos pela fala para uma pessoa. Eu incomodei muita gente", dispara Domitila.
"Mesmo sabendo que foram falas errôneas, eu já me desculpei. Falei pra mim mesma antes de sair da casa: 'eu sou um ser humano'. Seria desumano passar por tudo que eu passei no programa esperando que tivesse só com falas perfeitas. Agora é pedir desculpas, refletir pra pedir desculpas honestas", analisa.
Decepção
Domitila revela que sua maior decepção no "BBB 23" foi Fred Bruno. Para ela, o youtuber foi a pessoa com quem ela teve mais dificuldade de conviver. "Está todo mundo ali querendo o prêmio, mas analisando pelo jogo, eu acho que a pessoa que eu tive mais dificuldade seria o Fred Bruno. Eu acreditei que ia ser mais fácil acessar as pessoas... Ninguém é obrigado a gostar de mim, mas ele foi quem eu tive mais dificuldade de ter abertura. No decorrer do jogo, em algumas situações, eu sentia como se fosse um pouco de não se jogar no jogo, ele estava numa posição arrogante. Eu posso estar errada, eu não assisti a nada ainda, mas era a sensação que eu tinha dentro do jogo. Foi a pessoa com quem eu tive mais dificuldade de conviver", garante.
Entre as pessoas que ainda estão na casa, Domitila acha que Aline Wirley é quem já deveria ter saído. "É muito difícil, dentro da casa a gente tem uma visão completamente diferente. Quando eu vi alguns vídeos eu pensei: 'Meu Deus, que mundo paralelo'. Acho que eu diria, nesse momento, que quem deveria ter saído é a Aline, que não movimentava muito o jogo".
Coração
A ex-sister também fala sobre seu namoro com o empresário alemão Moritz Carlo. A ativista e ele já estão juntos há sete anos. "Lindo, maravilhoso", dispara ao ver a foto do amado na televisão. Domi revela que ele está vindo ao Brasil encontrá-la, mas não vai esperá-lo no aeroporto porque ele é tímido e não quer atrair atenção para ele.
"Eu não vou estar no aeroporto porque ele é tímido e muito anônimo. Ele vai morrer quando souber que a foto dele passou na televisão", brinca. Questionada sobre casamento, Domitila é direta: "Namoramos há sete anos, mas vamos primeiro trabalhar muito, ganhar muito dinheiro, para depois casar".
Amigos
Fora do reality show, Domitila quer continuar mantendo contato com algumas pessoas que conheceu no programa. "Mesmo que pareça que eu estou sabonetando, eu quero muito levar todos do Fundo do Mar para a vida. Eu quero muito acreditar que o que acontece no jogo fica no jogo. Tem muitas coisas que ainda tenho que assistir, ver e ler – é uma emoção agora. O Fredão já está em contato com a minha mãe – esse é o nível em que a gente chegou. Do quarto Deserto, também têm muitas pessoas que eu teria muita vontade de continuar em contato, desenvolver uma amizade. Mas eu acho que, se Deus quiser, vou trabalhar tanto agora, que vou ter pouco tempo de me reconectar com todo mundo. Eu vou me limitar hoje a todos os participantes do quarto Fundo do Mar", analisa.
Projetos
Domitila morava na Alemanha e pretende continuar no Brasil após o programa. No entanto, a ex-sister já recebeu convites para projetos no Canadá e Austrália.
"Eu quero cantar, quero fazer muita coisa, quero conhecer as pessoas. Mesmo eu não tendo ganhado o BBB, eu fui entendendo nessa madrugada que tem muito amor aqui fora, tem muita gente que nem me conhece, mas se dedicou tanto. Tem gente que estava me ajudando até nas redes sociais, voluntariamente, porque se identificaram e queriam que essa história fosse contada. Então, quero muito conhecer essas pessoas e estar o mais próxima delas possível. Quero muito continuar no Brasil e realizar muitos sonhos aqui, mas hoje de manhã eu já recebi um convite para um projeto no Canadá, outro para um projeto na Austrália... está uma loucura!", comemora.
"Eu recebi muitas mensagens de pessoas de vários lugares. A gente que é brasileiro está em todo canto e eu sempre tive a história de ser mochileira, ficar para lá e para cá... Eu fiquei besta, porque não sabia que lá fora o programa estava tendo tanto impacto. Mas o desejo do meu coração é estar perto da família, aqui no Brasil, é poder ter uma chance aqui também. O Big Boss me deu a primeira e estou aberta para as próximas que virão. O coração quer estar aqui, se possível até no Rio de Janeiro, que eu nem conheço direito. Acredita que eu não conheço nem o Cristo Redentor?", dispara.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.