Duda SantosDivulgação / Lukas Alencar
Rio - Duda Santos, de 21 anos, estreou na novela "Travessia", da TV Globo, como a personagem Isa. Com a reta final da trama de Gloria Perez se aproximando, a atriz celebra a experiência que ganhou ao longo dos últimos meses. Para a carioca, a televisão vive um momento importante ao retratar personagens negras em situações fora dos padrões de servidão, como era visto até pouco tempo atrás.
"Representatividade é se sentir possível. Quando mais nova, fui muito carente desse lugar, via mulheres pretas que me inspiram e me representam até hoje, mas não tinha em questão de geração. Ver isso sendo possível hoje, nas grades da TV Globo, me enche de amor e esperança. 'Vai na Fé' é uma novela que ando acompanhando e amando", conta a artista.
Ela ainda relembra como surgiu a oportunidade de se juntar ao elenco da novela que traz nomes como Lucy Alves, Chay Suede e Jade Picon. "Durante as gravações do filme 'Um ano inesquecível', a Dani Ciminelli (produtora de elenco) me chamou para fazer um teste. Fiz o teste na mesma semana da ligação e, uma ou duas semanas depois, ela me ligou avisando que eu tinha passado. A Isa é uma menina de personalidade forte, autêntica, e estar no horário nobre da TV representando uma família preta, ou seja, mais da metade da população brasileira, significa muito. Além da importância de contarmos essa história e dar ênfase à questão da dependência digital".
No folhetim, Isa é filha da advogada Laís (Indira Nascimento) e do professor Monteiro (Aílton Graça). A família de classe média vive uma crise causada pela dependência virtual de Theo (Ricardo Silva), o filho mais novo, que afeta toda a dinâmica da casa. "É um assunto urgente e que precisa ser debatido. Que bom que abordamos esse assunto e alertamos muitas família que não tinham conhecimento dele", comenta Duda.
As reações de Duda em cena são reflexo da experiência pessoal que a atriz viveu com o próprio irmão, Juan, que também sofreu com o mesmo vício em aparelhos digitais, distúrbio que é comparado à dependência química. "O vício afasta o dependente dos familiares. Com certeza isso afetou a relação da Isa com o Theo, eles não trocam mais", opina ela, que ainda aponta uma possível solução para o problema. "Acompanhamento médico. Ir ao psicólogo e entender tudo que está acontecendo e tratar isso como qualquer outro vício. O auxílio da família é muito importante", declara.
Por outro lado, Duda também destaca um grande desafio que enfrentou na construção de sua personagem, em meio aos conflitos que a cercam. "O deaafio é achar o equilíbrio entre ser uma adolescente e ter uma carga de responsabilidade muito grande. Isa tem uma sensibilidade e amor de se admirar", afirma a atriz, que faz suspense sobre o que o público pode esperar da família de Isa nos próximos capítulos: "Eu não sei muita coisa, mas acredito que teremos sim um final feliz! A gente merece", garante.
E se enganam os fãs que pensam que ficarão muito tempo sem ver Duda Santos novamente. Em breve, a carioca fará sua estreia no streaming com o filme "Um Ano Inesquecível - Verão", do Prime Video, baseado em um conto de Thalita Rebouças. "Gravar esse filme foi uma experiência incrível, aprendi muito com todo mundo. O filme está lindo e eu amei fazer. É uma personagem carioca, de Madureira, com uma mãe (Késia Estácio) solteira e batalhadora", adianta.






Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.