Helena Rizzo, Erick Jacquin, Ana Paula Padrão e Rodrigo OliveiraDivulgação / Band

Rio - A 10ª edição do "Masterchef Brasil" estreia nesta terça-feira, a partir das 22h30, na Band, sob o comando de Ana Paula Padrão, e com uma grande novidade. Após algumas participações no reality culinário, o chef Rodrigo Oliveira assume a posição de jurado no lugar de Henrique Fogaça e se junta aos chefs Erick Jacquin e Helena Rizzo na tarefa de eleger o melhor cozinheiro amador do país. Dono de restaurante e muito premiado, o profissional vibra com o novo desafio na carreira. 
"Já aprendi demais, já ganhei muito de estar aqui, ao lado deles. A primeira coisa (que senti) foi me sentir mais jovem, voltei 20 anos no tempo, agora sou estagiário da Helena, do Jacquin. Estou aprendendo muito sobre a dinâmica da TV, trocando ideias, tendo que estudar temas que não estão no nosso cotidiano da cozinha profissional, mas que são fontes infinitas de inspiração. Estou gostando, é bom estar aqui", celebra Oliveira. 
Amiga de longa data de Rodrigo, Helena comemora a chegada do chef ao time do "MasterChef". "É maravilhoso ter ele ao lado, escutar e aprender com ele diariamente. É muito bom ter o Jacquin também. A gente se diverte muito fazendo o programa, é um clima muito agradável", afirma. Rodrigo ainda entrega uma curiosidade dos bastidores. "É tão bom que eu e a Helena recebemos bronca direto por estar conversando", brinca. 
Jurado do "Masterchef" desde 2014, quando programa estreou, Jacquin fala sobre sua posição de veterano e revela como é trabalhar com os novos profissionais da atração. "Nunca senti que estou trabalhando. Eu só me diverti. Gosto de fazer o 'MasterChef'. É legal ter gente nova ao meu lado e estou aprendendo com eles. Quando comecei, Ana Paula Padrão me falou: 'não olha para a câmera. As câmeras vão te amar'. Se posso ajudar, eu ajudo. O que posso aprender, eu aprendo. Pode ser que no próximo ano outra pessoa vá pegar meu lugar. A vida é feita de novidades. Sem novidade não tem futuro", disse ele, que está com um novo visual: o cabelo mais longo. 
"O programa não passou de moda. Falei 'vou fazer uma coisa, vou deixar crescer o cabelo um pouco'. É bom renovar e se reinventar. Não podemos passar da moda. 'MasterChef' sempre tem novidade. Isso faz parte da novidade. É para me deixar mais feliz com meus bebês também e me deixar mais jovem", diverte-se. 
Provas eletrizantes 
No primeiro programa desta edição, 90 competidores disputam uma prova no Polo Cinematográfico Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, em São Paulo. Eles terão de apresentar um prato para ser finalizado diante dos jurados e dos familiares e amigos. Quem se sair bem, ganha uma colher. Apenas 18 cozinheiros seguirão na atração. 
Ao longo do reality, os participantes também enfrentarão vários desafios, como caixas misteriosas inovadoras, dentre elas, uma que pega fogo e solta fumaça, ingredientes exóticos e provas em equipe. Ainda vai rolar o primeiro "Festival de Massa MasterChef", em que os concorrentes terão que criar uma massa fresca do zero e molho de tomate para 100 italianos especialistas no assunto. Como sempre, chefs convidados passarão pelo programa. Neste ano, o ganhador de cada prova receberá um pin dourado com o logo do talent show, o que torna toda a dinâmica mais competitiva.

Campeão leva vários prêmios
O campeão desta edição do "Masterchef Brasil", além de levar o troféu do programa, vai embolsar um prêmio de R$ 300 mil no cartão Pão de Açúcar e mais 300 mil pontos Stix para trocar por prêmios. O ganhador ganha um conjunto especial de panelas, uma viagem de uma marca de cervejas para conhecer a fábrica em Blumenau, um curso de sommelier de cerveja e um homebar completo. A Le Cordon Bleu oferecerá um curso na escola de gastronomia mais renomada do mundo. Já o segundo colocado vai ganhar um curso de pâtisserie para aprender com os melhores profissionais da área.