O repórter Dirceu Martins desbrava a Austrália em episódio do Globo RepórterGlobo/Divulgação
Rio - Nesta sexta-feira (05) o "Globo Repórter" mergulha em uma viagem para a Austrália. O programa vai apresentar algumas das centenas de praias, que se espalham por todo o país. Com reportagem de Dirceu Martins, o programa visita ainda cânions, o deserto, e conversa com brasileiros que mudaram de vida com o sonho de se estabelecer no país, onde, pelas contas do governo existem mais cangurus do que gente.
“O que mais me chamou a atenção na Austrália foi uma dualidade: as diferenças e as similaridades com o Brasil. É um país rico, muito organizado, com um nível de estresse baixíssimo entre os moradores. Os salários estão nas alturas, não existe desemprego e as pessoas andam sem medo nas ruas. Ao mesmo tempo, a Austrália é continental e, como o Brasil, tem praias maravilhosas, vida animal de tirar o fôlego e um povo alegre, descolado, que parece viver celebrando a vida”, observou Dirceu.
Uma das histórias contadas será a de uma viajante encontrada na costa oeste, longe de tudo, que está há seis meses percorrendo lugares de moto. “Deniza Zoubkova é da República Tcheca e quando chegou na Austrália, resolver meter um capacete na cabeça e sair por aí. De moto! E sabe o que é mais incrível? Ela diz que não gasta quase nada. Consegue custear todos os passeios fazendo bicos aqui e ali. E nessa, ela já rodou 18 mil quilômetros! Não é inspirador?”, contou o repórter.
Além de Sidney, principal porta de entrada da região, os caminhos da aventura levam a equipe do programa para o Parque Nacional Karijini, localizado no deserto arenoso da Austrália e longe da civilização, na parte desabitada, do outro lado do país.
“A Austrália é um dos lugares que eu quero muito conhecer. Imagino tanta coisa de lá: as praias, os desertos... Me parece um lugar mágico. O país é grande, mas a população é pequena. Caberia praticamente na região metropolitana de São Paulo e tem tanta riqueza. Vimos as rochas que chamaram a atenção das agências espaciais, visitamos uma fazenda de pérolas, praias belíssimas e piscinas naturais. Rodamos 5 mil km e atravessamos o país de ponta a ponta”, adiantou Sandra Annenberg, que convida o telespectador a embarcar nessa viagem com o programa.



Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.