Manoel Soares durante o EncontroReprodução/Globo

Rio - Patrícia Poeta se tornou um dos assuntos mais comentados da web nesta segunda-feira (22) após repercutir no "Encontro", o caso envolvendo Vini Jr, que sofreu racismo em um jogo na Espanha, onde foi chamado de macaco. Enquanto abordavam o assunto no quadro "Encontro com a bola", ao lado de Alline Calandrini, ambos se atropelaram e cortaram falas um do outro, com a apresentadora tomando o foco da conversa e chegando a interromper o colega Manoel Soares, que dava sua opinião sobre o ocorrido.


"Ali houve uma paralisação no jogo, o torcedor foi identificado e foi levado para a delegacia para prestar depoimento. É uma grande batalha, é uma luta de todos nós, dentro de campo, no supermercado, em todo o lugar, gente... A gente aqui relata todos os casos, eu acho muito importante, pois só assim a gente vai conseguir combater o racismo, uma luta de todos nós", disse Patrícia, que foi abordada por Manoel na sequência.

"Peço só licença aqui, um minuto...porque esse torcedor que apareceu, ele era negro. E ai as vezes a pessoa fala: 'Ah, mas o cara era negro também, então não tinha problema'. Não, porque o negro por mais que ele não seja racista, pois o racismo compõe uma estrutura, ele pode ter uma prática racista e estar debaixo da mesma lei, então independente da pessoa ser negra ou branca, existe essa situação. O ideal é que ele não respondesse em liberdade, é isso que a gente queria, né? Mas vamos lá", respondeu o apresentador, que foi cortado imediatamente pela titular do programa.

"Só para concluir meu raciocínio, essa é uma luta de todos nós aqui. E por isso que a gente sempre conta os casos de racismo no dia a dia, né? Dentro de campo, fora de campo, dentro de supermercado, em loja, em tudo, a gente mostra aqui todos os casos, para que nós todos possamos combater o racismo né? Essa é uma luta para que todo mundo seja respeitado. Acima de tudo, é respeito que a gente está falando", concluiu Poeta, saindo do sofá onde estava ao lado de Soares e continuando o programa, sem que ele terminasse seu posicionamento.

O episódio causou revolta de internautas, que usaram as redes sociais para se posicionarem sobre a atitude da jornalista, que minimizou o assistente do programa.

"A pauta racista sendo abordada e ela simplesmente cortou a fala dele e lançou um: 'só deixa eu concluir meu raciocínio aqui'. Cara, como assim? Ela real se acha mais no direito e com maior voz e opinião sobre a pauta do que um cara negro que está falando sobre racismo?', questionou uma. "Patrícia Poeta conversando longos minutos com uma jornalista branca sobre o racismo que o Vini Jr sofreu. Manoel apenas assistindo entre as duas", publicou outra. "A Patrícia Poeta quer passar por cima do Manoel até num programa sobre racismo..... que ironia", escreveu outra internauta.
Após a repercussão negativa, a apresentadora do "Encontro" usou os Stories do Instagram para pedir "mais amor" e rebater as críticas. "E quando nosso foco deveria ser falar sobre combate ao racismo, as pessoas se voltam para picuinhas e deixam um assunto tão importante de lado. O espaço que usam para atacar sem motivo deveria ser usado para falar do que aconteceu com Vini Jr. e com outras vítimas aqui no Brasil. E não para atacar pessoas que estavam falando de combate ao racismo", declarou Patrícia.
"Me falaram em 'manterrupting', quando um homem corta uma mulher, mas... De verdade? Enquanto alguns se preocupam com picuinhas, estamos focados em buscar alternativas para jogar luz ao acontecimento e fazer a diferença para novos tempos onde um ser humano não tenha que passar pelo o que Vini passou. Você pode ser branco e também falar de racismo. E sabe por quê? Porque o racismo é um câncer que aflige nossa sociedade e todos juntos temos que acabar com ele. Quando você foca a atenção em criar picuinha, isso fala muito do tipo de pessoa que você é e não do outro", completou a jornalista.