Wando (Milhem Cortaz), Mila (Maeve Jinkings), Rogerio (Paulo Mendes), Cibele (Adriana Esteves), Amâncio (Thomás Aquino) e Marcinho (Antonio Haddad)Paulo Belote / Globo

Rio - A série "Os Outros", escrita por Lucas Paraizo e dirigida por Luisa Lima, estreia nesta quarta-feira (31) no Globoplay e promete trazer uma importante discussão sobre intolerância e a dificuldade de diálogo na sociedade atual. Na trama, os casais de vizinhos Wando (Milhem Cortaz) e Mila (Maeve Jinkings) e Cibele (Adriana Esteves) e Amâncio (Thomás Aquino) se desentendem após seus filhos, Rogerio (Paulo Mendes) e Marcinho (Antonio Haddad), brigarem na quadra do condomínio em que moram, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. O conflito entre as famílias se torna tão grande que sai completamente de controle, levando a consequências absurdas. 
"'Os Outros' é uma história que conversa sobre a intolerância, sobre o que acontece quando todo mundo acha que tem razão e quais são os limites que os personagens de alguma maneira cruzam pra defender as suas ideologias a qualquer custo. É uma série que dialoga com a sociedade contemporânea que a gente vive", explica Lucas Paraizo. 
"É uma narrativa sobre a falta de diálogo, a incapacidade da escuta", concorda Luisa Lima. "Temos duas famílias que têm uma história parecida. Elas saíram do subúrbio e construíram uma vida melhor, com mais segurança pros seus filhos e, aí a partir da briga desses dois adolescentes numa quadra de jogo de futebol, seus pais vão tentar resolver a situação, mas na verdade eles passam a brigar e vão gerando vários conflitos e situações cada vez mais violentas", completa a diretora. 
Adriana Esteves vive Cibele, uma mulher controladora e uma mãe superprotetora, capaz de tudo pela segurança do filho. Apesar de sua personagem ter um grande embate com Mila (Maeve Jinkings), Adriana ressalta que no fundo as duas personagens sabem que precisam se ajudar. "A série denuncia muito o quanto a gente precisa do outro e como elas (Cibele e Mila) acabam precisando uma da outra numa questão de solidariedade feminina. Cada uma lutando e brigando pelo seu filho, pela sua família, mas é nítido o quanto elas precisam uma da outra". 
"Tem esse instinto de proteção das nossas crias, que são também uma extensão de quem nós somos como mulheres. E a medida que a narrativa vai progredindo, essas mulheres vão entrando em atrito, mas elas também vão, através do atrito, tendo mais intimidade. Elas vão sendo obrigadas a ter essa convivência com mais intimidade. Acho muito bonito também como elas vão se dando conta dessas semelhanças, de como elas precisam uma da outra, ou de como elas têm muito mais em comum do que elas supunham", concorda Maeve Jinkings. 
A atriz também espera que o público perceba que, apesar de absurdas, essas situações podem acontecer com qualquer um. "Eu espero que o público veja um espelho. É muito fácil você começar a ler um roteiro desse, com tanto conflito e situações tão dramáticas e extremas, e você enxergar o outro. Mas eu também estou sujeita a isso, eu me percebo nesse lugar em muitos momentos da minha vida, na minha convivência na minha comunidade... Então, eu espero que o público possa se olhar no espelho".  
Drica Moraes interpreta Dona Lúcia, a síndica do condomínio Barra Diamond, que vai precisar lidar com as questões envolvendo essas duas famílias. "Viver está muito perigoso. A gente vive em um mundo onde o sarrafo está alto do que se pode dizer, do que não pode se dizer, do que é público, do que é particular... E esse condomínio é como se fosse um microcosmos dessa sociedade, onde todo mundo teoricamente se conhece, mas cada um é uma ilha com suas crenças, seus valores", analisa. 
"E como linguagem, a Luisa (diretora) e o Lucas (autor) sempre propuseram uma grande plasticidade entre algo que começa no cotidiano, vai se tornando mais dramático, e de repente é atravessado por um rastro de humor e pode se tornar até trágico. Eu acho que o público pode esperar algo bastante original nesse sentido", afirma a atriz sobre a série. 
"Eu tenho certeza que o público pode esperar ser surpreendido. As pessoas vão se surpreender com o quão absurdas podem ser as coisas que podem acontecer na sua vida", diz Eduardo Sterblitch, que vive Sérgio, um ex-policial expulso da corporação e morador do condomínio que vê uma oportunidade de obter vantagens diante do conflito entre os vizinhos. 
A série "Os Outros" estará disponível no Globoplay a partir das 18h de quarta-feira (31), com novos episódios disponíveis todas as segundas e quartas. O primeiro capítulo ficará disponível para não assinantes até o dia 5 de junho.