Lucy RamosDivulgação/Jeff Porto
Rio - Lucy Ramos, de 40 anos, está de volta às novelas como a cabeleireira Lívia de "Amor Perfeito", na TV Globo. Em seu primeiro folhetim após o fim da pandemia, a atriz descreve a emoção de retomar a rotina de gravações depois do sucesso que fez em "A Dona do Pedaço" (2019). "Nunca fiquei tanto tempo distante de fazer novelas. Às vezes eram três meses de descanso de uma pra outra e já voltava. Eu sabia que muita coisa tinha mudado (na Globo) por causa da pandemia, mas, no final das contas, muda pra melhor, claro. Outras coisas a gente estranha, mas se acostuma novamente. São muitos anos fazendo novela, então se encaixa muito rápido", afirma.
Na pele da dona do salão de beleza do Grande Hotel Budapeste, a artista se divide entre as cenas de fofoca com Ione (Carol Badra) e os momentos de tensão com o marido, o delegado Albuquerque (Beto Militani), por não conseguir engravidar. Logo no início da trama escrita por Duca Rachid e Júlio Fisher, Lucy emocionou o público de casa com um conflito que teve com a protagonista Marê (Camila Queiroz), ao ser questionada sobre a origem de Tobias (Davi Queiroz), filho adotivo da cabeleireira. Ao DIA, a atriz revela que esta foi a sequência que a fez conquistar o papel de Lívia na audição para "Amor Perfeito".
"Já foi um teste muito forte por mostrar realmente todo o sofrer dessa mulher, a força dela como mãe, o desejo de ser mãe", reflete a pernambucana, que ainda adianta o drama que a personagem irá enfrentar nos próximos capítulos. "A Lívia vai aparecer ainda mais, muita coisa vai acontecer. Eu sinto que ela vem pontuando algumas situações, mas o conflito dela está chegando e estou ansiosa", comenta, sem dar spoilers.
Para a artista, é importante destacar a maneira como os roteiristas da novela abordam as questões relacionadas à adoção, trazendo duas perspectivas distintas dentro do mesmo núcleo familiar. "Eu acho que a adoção é uma coisa muito incrível pra quem consegue adotar e ter o amor, essa cumplicidade. A Lívia tem um amor extremo pelo Tobias, independentemente de ser adotado. Não importa se saiu do ventre, se adotou, o filho é dela, essa é a verdadeira mãe", reflete.
"E tem o pai que não aceita, do jeito dele meio grosseiro, não tem carinho, amor. Só adotou a criança pra acalmar os ânimos da mulher, e não dá essa atenção, trata ele (Tobias) mal. Nessa família, tem os dois lados de quem rejeita a adoção e quem realmente ama, independentemente de ser adotado ou não. Tem tantas crianças por aí querendo só um lar, carinho, amor, cuidado e isso é muito lindo na Lívia", acrescenta a atriz.
Maternidade
Casada há 16 anos com o ator Thiago Luciano, Lucy admite ser alvo constante de questionamentos sobre os planos do casal de aumentar a família. Morando no Rio para as gravações da novela enquanto o marido vive em São Paulo, a intérprete de Lívia vai na contramão de sua personagem ao rejeitar a pressão para ter filhos. "Eu deixo muito nas mãos de Deus, se tiver de ser, vai ser. Nós somos muito felizes juntos, a gente se completa, se entende", garante.
"E tem essa vida moderna que a gente vive hoje. Graças a Deus, não tem mais aquela coisa de que pra ser feliz, você tem que ter filhos. Eu penso diferente da Lívia, é aquele padrão de antigamente. No nosso caso, nós estamos muito felizes e a gente vai deixando a vida levar com fluidez, vivendo o agora. Se tivermos que ter filho do ventre, teremos; se tivermos que adotar, iremos adotar. O que importa é viver o hoje plenamente, intensamente", avisa a atriz.
Representatividade
Além das diferentes relações familiares retratadas na novela das seis, Lucy ainda comemora pela oportunidade de fazer parte do momento histórico de representatividade e inclusão na TV Globo, com protagonistas negros em todas as novelas inéditas exibidas atualmente. "A gente estava procurando pelo menos um espacinho ali. Agora, a gente está protagonizando todos os horários, isso é muito incrível, o que a gente busca mesmo é esse espaço. E não é só fazer novela, é estar junto contando essa história também. Espero que isso seja só o início de muitas coisas incríveis e que passem, de fato, a olhar pra gente e ver o quanto nós somos potentes. A nossa história é linda", ressalta a atriz, que cita o sucesso da novela das 19h, "Vai na Fé".
"O que está acontecendo em 'Vai na Fé' é lindo demais. É um sucesso. Os pretinhos amam ver a novela e é uma coisa linda de identificação, de respeito à cultura. E a nossa história tem tantas particularidades... Isso é tão bonito e, quando normalizar isso, colocar em cena, eu acredito que até vai refletir no dia a dia de menos coisas desagradáveis que nós pretinhos passamos. Porque não é só registrar a gente ali, é mostrar de uma forma positiva, diferente do que vem sendo mostrado", analisa.
Para a atriz, "Amor Perfeito" tem cumprido esse papel. "A nossa novela vem com esse propósito de mostrar os pretos de uma época que escondia as histórias dos pretos. Os pretos que têm família, suas profissões... Esse é o caminho, é contar a história como nunca foi contada", completa Lucy.







Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.