Bárbara Sut é um dos destaques da novela ’Amor Perfeito’Delas/Divulgação
Rio - Com 18 anos de carreira, Bárbara Sut é um dos destaques de "Amor Perfeito", da TV Globo. A atriz dá vida à Sônia, filha de Aparecida (Isabel Fillardis). A recepcionista do Grande Hotel superou traumas do passado e, agora, vive a tranquilidade de um grande amor após se render aos encantos de Júlio (Daniel Rangel). Em entrevista ao O DIA, a artista fala sobre a trajetória da sua personagem no folhetim de Duca Rachid e Júlio Fischer e aponta suas semelhanças com ela.
"O que nós temos em comum é que tento, assim como ela, estar alinhada com o meu desejo e acho isso um ponto muito forte da personagem, pensando que a novela se passa nos anos 40, em que a mulher era tão reprimida de diferentes formas. A Sônia é muito honesta e clara em relação ao que sente, vive suas emoções de uma forma muito genuína e intensa. Acho que nós duas somos também resilientes, não desistimos da felicidade como uma busca constante, apesar das dores, e nos reinventamos para seguir com esse movimento de afirmação de vida", comenta Bárbara.
Sônia esconde de todos um grande segredo do passado. Ela se envolveu com Ademar (Gustavo Arthidoro), casado com Ione (Carol Badra), e engravidou. No entanto, ela perdeu o bebê e enterrou a criança, com a ajuda de Justino (João Fernandes), na mata. A ossada do bebê foi achada nos escombros da explosão da ferrovia. Marê (Camila Queiroz) chegou a acreditar que os restos mortais do recém-nascido seria do seu filho, Marcelino (Levi Asaf).
A atriz de 27 anos admite que torce para que a personagem um dia conte a verdade para todos. "Seria bom se isso acontecesse, até porque ela passou por muitas coisas em silêncio e nunca pôde elaborar a dor de ser rejeitada, de perder um filho, etc. Ela não pôde viver o luto quando tudo aconteceu e hoje se sente culpada por coisas sobre as quais ela não tinha controle. Então, acho que seria importante que ela se libertasse desses segredos pra fazer as pazes com o passado e conseguir construir um futuro. E também pra que Marcelino e Marê possam se reconhecer. Se isso vai mesmo acontecer e a forma como isso se daria, eu não sei", confessa.
Apesar de tanta dor e um amor não correspondido, Sônia seguiu em frente e aceitou namorar Júlio (Daniel Rangel). "Quando recebemos o texto, eu e o Daniel Rangel ficamos muito animados com a possibilidade desse casal, porque os personagens vêm de experiências amorosas frustradas e muito passionais e se permitem descobrir algo diferente juntos: um amor mais tranquilo, construído no dia-a-dia com cumplicidade. É uma relação baseada em dialogo, cuidado e honestidade em relação aos sentimentos e intenções. Eu acho as cenas dos dois muito legais e, tendo como música tema 'Quem sabe isso quer dizer amor', cantada pelo Paulinho Moska, é quase impossível não torcer pelo casal", diz a artista.
Ela também fala sobre a possibilidade da recepcionista se envolver com Justino, já que ele é apaixonado por Sônia. "Também amo o Justino especialmente pela forma como o João Fernandes está interpretando o personagem, mas acho que pra um casal surgir dali, Sônia e Justino precisariam reinventar a dinâmica dessa relação, porque a Sônia percebe o Justino como um amigo, alguém com quem ela cresceu junto, mas não acho que ela o vê como a possibilidade de um amor romântico. Seja com quem for, eu torço muito pra que a personagem termine a novela feliz e sendo muito amada".
Ligada nas redes sociais, Bárbara acompanha o que os internautas falam sobre a novela quase em tempo real. "Tenho assistido diariamente costumo acompanhar com o celular na mão pra ir vendo os comentários do Twitter em tempo real. Me divirto com os memes que fazem, as interações e percepções sobre os dilemas da personagem e, felizmente, as pessoas estão gostando da novela, têm comentado sobre a Sônia, têm torcido por ela com o Júlio e se angustiado por ela não contar a verdade sobre seu passado".
A artista ainda confere os comentários sobre sua atuação, mas não se deixa afetar. "Não levo o que leio na internet como uma baliza para o meu trabalho, no sentido de mudar o que eu faço em cena para agradar as pessoas online, até porque são milhões de pessoas diariamente e cada uma tem uma opinião sobre como tudo deveria acontecer. Acho que é importante não levar tudo ao pé da letra, porque se passamos a depender de um olhar externo que nos aprove, perdemos a coragem de arriscar, de ter autenticidade".
A Sogra que Te Pariu
Bárbara mostra sua versatilidade como atriz em "A Sogra que te Pariu", da Netflix. Na série, ela interpreta Márcia, uma jovem divertida, descolada e cheia de amor pra dar. "É uma grande festa. Realmente formamos uma família e o período de gravações é muito especial, justamente porque estamos juntos. O Rodrigo Sant’anna é um gênio, uma das pessoas mais generosas que eu já conheci e aprendo muito com ele. Cada um do elenco tem sua forma de fazer humor e a gente tem muita liberdade para usar o texto como um ponto de partida e criar em cima, o que é muito bacana, porque a gente acaba se surpreendendo em cena com o que surge na hora da apresentação. No fim de cada episódio, tem os erros de gravação que dão dimensão do quanto nos divertimos gravando. É um projeto que me deixa muito feliz".
Se Márcia é do tipo que se apaixona fácil, Bárbara é bem diferente. "Nesse sentido, eu vivo as coisas em um ritmo diferente do da Márcia. Mas fico feliz que uma personagem como ela possa existir sem ser taxada de forma pejorativa. Essa é uma questão que a gente aborda em cena em vários episódios, quando o pai reprime o comportamento dela mas incentiva que o Jonas, o irmão homem, tenha o mesmo tipo de postura, por exemplo".
Carreira musical
Além de atriz, Bárbara também é cantora. Seu primeiro álbum, "Calor", foi lançado no ano passado e está disponível em todas as plataformas digitais. Apesar de estar focada na novela, a artista faz planos sobre seus projetos musicais. "Espero trabalhar mais o meu álbum autoral Calor, que lancei há um ano. Ele saiu durante a pandemia então não pude fazer shows do repertório e gostaria de ter essa experiência e desenvolver mais o projeto com videoclipes e o contato com o público. Estou começando a liberar no meu canal do youtube e nas redes sociais, por exemplo, trechos de um filme que fizemos do repertório ao vivo, que é uma forma diferente das pessoas se conectarem com as músicas do álbum".
Grandes nomes da música estão entre as referências de Bárbara. "Eu sou bastante eclética. Sou apaixonada por musica brasileira, acho muito bonita a diversidade de gêneros que temos no país e a excelência artística que conseguimos em diferentes ritmos. Ouço muito Djavan, Gal Costa, Alceu Valença, Alcione, Chico Buarque, Milton Nascimento e tantos outros. Mas também ouço músicas francesas, do Cabo Verde, rock inglês, hip-hop, enfim, gosto de me surpreender com timbres, melodias e ritmos de diferentes gêneros e nacionalidades. Acho que essas várias camadas aparecem nas minhas músicas e criam a minha sonoridade própria", acredita.
'Sempre busco momentos para cuidar de mim'
Dona de uma beleza estonteante e um corpão em forma, Bárbara revela quais são seus segredos de beleza. "Sou bastante ativa, mas não frequento academia e nem tenho uma dieta rígida, só tomo alguns cuidados pra não ter crises de refluxo. E tenho cuidado mais da pele com uma dermatologista, porque durante a pandemia minha pele mudou bastante, fiquei com algumas manchinhas. O mais importante é que eu sempre busco encontrar momentos para cuidar de mim e me conectar comigo na minha rotina e assim entender o meu corpo está pedindo naquele momento", afirma.
"Acho que o mais importante para encontrar a beleza é se sentir a vontade e ter um olhar cuidadoso e empático consigo mesma. Meu corpo tem mudado com o tempo assim como a minha forma de ver o mundo e isso é bonito, porque representa amadurecimento e vida jorrando. Busco curtir e acolher cada nova característica sabendo que tudo faz parte de um fluxo de constante mudança", frisa.