Gloria Pires vive a personagem Irene na novela ’Terra e Paixão’Globo/Paulo Belote

Rio - A atriz Gloria Pires, de 59 anos, está mais uma vez vivendo uma grande vilã nas telinhas da TV Globo com a personagem Irene, da novela "Terra e Paixão". Antes de atormentar Caio (Cauã Reymond) no folhetim de Walcyr Carrasco, a artista já havia interpretado outras mulheres de caráter duvidoso como a Maria de Fátima, de "Vale Tudo"; Raquel, de "Mulheres de Areia"; Rafaela Berdinazzi, de "O Rei do Gado"; Eunice, de "Anjo Mau"; Norma, de "Insensato Coração"; e Beatriz, de "Babilônia". 
Em "Terra em Paixão", Gloria interpreta uma mulher ambiciosa, esposa do segundo casamento de Antônio La Selva (Tony Ramos). Além de todo o seu amor por dinheiro, Irene pretere e trata mal Caio (Cauã Reymond), e faz de tudo para que a fortuna do marido seja gerida, mais tarde, por seus filhos Daniel (Johnny Massaro), e Petra (Debora Ozório). 
"A Irene é uma pessoa que galgou esse lugar em que ela se encontra. A gente provavelmente no decorrer da novela vai entender essa história que aconteceu antes, mas o fato é que ela não está disposta a perder nem um milímetro do que ela conquistou, provavelmente a duras penas. Isso traz uma dualidade muito bacana pra personagem", explica Gloria Pires. 
A atriz admite que Irene vai "infernizar" não só quem as pessoas de quem ela não gosta, mas até mesmo quem ela ama. "Ela é uma peste que vai perseguir alguns personagens e vai mesmo infernizar a vida de quem ela ama. Ela inferniza quem ela protege por conta de ser uma pessoa que está muito comprometida com a sua própria visão da vida, do mundo, do que ela acha que é segurança, o que ela acha que é importante pra manutenção desse status, de forma geral, dela e da família", analisa.
Gloria diz que sua maior inspiração para dar vida a Irene foi o próprio texto de Walcyr Carrasco. "Eu gosto muito de ler o texto e compreender o que o autor quer dizer com aquela personagem. A leitura e o entendimento do texto são o meu ponto de partida. Depois eu busco as inspirações, sejam livros, documentários, músicas e/ou filmes. E tem a preparação com o elenco, que cria a dinâmica e sintonia. Essas etapas vão construindo a personagem e dando o tom do trabalho", afirma. 
A atriz revela que antigamente era muito crítica com seu próprio trabalho, mas que atualmente procura ser mais leve. Ela também conta que sempre procura aprender algo com cada obra da qual participa. "Eu sempre aprendo algo com os meus trabalhos. Sempre. Acho que é por isso que eu sinto essa energia pulsante em mim. Gosto de trocar, de aprender com essa turma nova. Eu levei um tempo para fazer desse processo todo algo prazeroso, gostoso… sem ser tão crítica comigo, como já fui. Essa é uma personagem interessante e estou gostando muito desse trabalho". 
E por falar em interação com a "turma nova", Gloria revela que o clima nos bastidores da novela não poderia ser melhor e que se dá muito bem com Johnny Massaro, Débora Ozório, Cauã Reymond e todo o clã La Selva. "É um elenco afinado e muito dedicado. Quando a gente encontra esse comprometimento, isso já ajuda muito no processo. Ao mesmo tempo, existe uma leveza, porque conheço muitas pessoas nos bastidores e em cena. Isso também deixa o trabalho mais especial. Me sinto feliz de estar junto com esse elenco", garante. 
Parceria com Tony Ramos
O ator Tony Ramos é um dos grandes parceiros da atriz. Esta, inclusive, é a quinta vez em que os amigos formam um casal na dramaturgia. Eles já foram par romântico em "Belíssima", de 2005; "Paraíso Tropical", de 2007, e no remake de "Guerra dos Sexos", de 2012. Além disso, os artistas também já foram casados no cinema duas vezes, na aclamada comédia "Se Eu Fosse Você" e na continuação "Se Eu Fosse Você 2".
"É um prazer estar novamente com esse parceirão maravilhoso. A gente tem se divertido muito, ralado muito, como é o normal do nosso trabalho, mas é sempre um novo momento e um aprendizado constante porque o Tony, além desse ator fantástico e desse colega tão generoso, tem um senso de humor que é uma benção", inicia a atriz. 
"A hora que a gente está exausto, os pés doendo, a cabeça doendo, ele vem com piadas, brincadeiras que levantam o astral de todo mundo, do estúdio, da externa... É muita gargalhada e isso é maravilhoso porque torna leve esse trabalho, que é muito prazeroso e é o que a gente ama fazer, mas que é fisicamente muito puxado! Então, está sendo uma delícia compartilhar essas vilanias, essas maldades. O Tony se superando, maravilhoso. Muita gratidão por esse reencontro", completa.
Cinema
Além das telinhas, Gloria Pires estreou em dezembro do ano passado o filme "Desapega" e, em breve, poderá ser vista em mais uma produção nacional. "Eu estreei há pouco o longa 'Desapega', e filmei 'Vovó Ninja', que ainda será lançado", avisa. A previsão é de que o longa seja lançado no segundo semestre de 2023.