Especial ’Som Brasil Apresenta: Alexandre Pires’ será exibido nesta quarta-feira, após ’Terra e Paixão’, na TV GloboGlobo/Fábio Rocha

Rio - O cantor Alexandre Pires, de 47 anos, é o grande homenageado do "Som Brasil", que vai ao ar na noite desta quarta-feira, após a exibição de "Terra e Paixão" na TV Globo. Com mais de três décadas de carreira, o artista se tornou um verdadeiro fenômeno como vocalista do grupo Só Pra Contrariar no anos 1990. Mais tarde, investiu na carreira solo e conquistou projeção internacional. Considerado um ícone latino, Alexandra Pires soma mais de 18 milhões de discos vendidos.
Conduzido por Pedro Bial, o "Som Brasil Apresenta: Alexandre Pires" reunirá entrevistas exclusivas e passagens inéditas da história do artista. "Foi um imenso prazer ser homenageado por um dos programas mais importantes da música na atualidade. Ter a minha carreira relembrada de uma forma tão especial me deixou bastante lisonjeado, emocionado e feliz. Relembramos diversos momentos inesquecíveis da minha trajetória, com uma superprodução magnífica… É um grande marco que jamais esquecerei”, comemora Alexandre, que também foi surpreendido com algumas imagens de arquivo da Globo que ele mesmo nunca tinha visto antes. 
Participações especiais

O especial contará ainda com personalidades importantes que passaram pela trajetória do cantor, ou que representam uma inspiração para ele, enriquecendo sua história, como a cantora Alcione e os integrantes originais do grupo Só Pra Contrariar.

"Alcione é como se fosse uma madrinha para mim e para minha carreira. Ela foi uma grande incentivadora, conselheira e parceira durante todos esses anos. É e sempre será a nossa rainha”, enaltece Alexandre. Já sobre o encontro com o Só Pra Contrariar, ele acrescenta: "Ver minha família e meus amigos da época de SPC foi realmente algo extraordinário, uma surpresa que eu não imaginava. Foi muito bom tocar e cantar com eles novamente".
Atmosfera Hollywoodiana
Gravado no Palácio Quitandinha, em Petrópolis, o "Som Brasil Apresenta: Alexandre Pires" traz um conceito construído com base em cada fase da carreira do multi-instrumentista, e coloca Alexandre em diferentes ambientes que representam cada uma dessas etapas. "Ficamos pensando num lugar que contemplasse essa diversidade de espaços, e veio em nossa cabeça um hotel. Mas não um hotel tradicional, queríamos um lugar que fosse referência assim como ele é para a música, como o hotel Budapeste, do filme de Wes Anderson", diz Gian Carlo Bellotti, diretor geral do "Som Brasil", sobre a escolha do local onde aconteceu a gravação. 
Construído na década de 1940, o Hotel Quitandinha já chegou a ser o maior cassino da América Latina. "O lugar é incrível, e tem algumas curiosidades descobertas durante a nossa pesquisa. A principal delas é que a parte de interiores foi concebida pela Dorothy Draper, a primeira mulher decoradora de interiores do mundo. Ela também era cenógrafa de filmes de Hollywood, então o lugar tem uma atmosfera hollywoodiana”, acrescenta Gian, dando um spoiler do que os telespectadores podem esperar para a ambientação do programa. 
Para o apresentador Pedro Bial, o local não poderia ser melhor. "Este é um ‘Som Brasil’ muito luxuoso, que representa um Brasil para a exportação, já que Alexandre é importado e consumido na América Latina e no mundo", afirma. 
Desta forma, cada espaço do Quitandinha foi produzido como cenário de uma fase da vida de Alexandre. A banda principal do cantor mantem-se fixa num grande hall de entrada, onde foram montados três palcos diferentes, enquanto apenas alguns músicos se movimentam com o cantor pelos espaços, representando um formato dinâmico de gravação.

“Lá tem um café que transformamos num bar latino para mergulharmos nessa carreira internacional de Alexandre, como com a parceria de Gloria Estefan; um teatro onde o cantor recebe Alcione como participante especial – neste espaço eles conversam e cantam juntos; montamos ainda outro palco, que chamamos de ‘Baile Black’, representando a festa Black Chic, onde o pai de Alexandre tocava como DJ e que ele frequentava quando criança; e contamos ainda com um ambiente mais intimista, onde acontece a entrevista com Pedro Bial”, explica Gian.