Débora Ozório vive Petra em ’Terra e Paixão’Jorge Bispo

Rio - A atriz Debora Ozório, de 26 anos, tem chamado atenção do público ao viver a personagem Petra na novela "Terra e Paixão", da TV Globo. Na trama de Walcyr Carrasco, a artista vive uma agrônoma — herdeira do grande fazendeiro Antônio La Selva (Tony Ramos) e sua mulher, Irene (Gloria Pires) — e lida com graves problemas de dependência em medicamentos controlados. Em conversa com o DIA, Debora relembra o início de sua carreira artística e detalha os desafios enfrentados para interpretar uma personagem tão complexa.
A atriz ingressou no teatro ainda na infância. A escolha pela atividade extracurricular partiu de uma proposta realizada por sua mãe, que lhe incentivou a escolher uma nova tarefa para dispensar toda a energia que possuía, a fim de aprender a administrá-la. Na época, a atriz mirim já sabia que gostaria de trabalhar com arte pelo resto da vida, mesmo sem ter a dimensão real do que poderia ser uma carreira artística.
"Eu sempre disse que seria atriz. Isso sempre foi muito vivo dentro de mim, esse desejo de atuar. Mas até então eu realmente era só uma criança, não tinha noção de uma carreira, mas era muito expressiva, tinha muita energia... Então, eu escolhi o teatro e lá eu me encontrei, e sou muito apaixonada pela minha profissão", conta.
Após ter participado das novelas "O Rico e o Lázaro" e "Gênesis" (Record TV), como também dado vida às personagens Dora Fantini, na série "Filhas de Eva" (Globoplay), e Olívia, de "Além da Ilusão" (TV Globo), a artista admite que integrar, pela primeira vez, o elenco principal de uma novela transmitida no horário nobre, é uma experiência única.

"Está sendo muito gostoso. Eu estou muito feliz, muito realizada. Sem dúvidas é um grande passo, uma conquista muito importante para minha trajetória. E eu estou me dedicando e aproveitando o máximo!", celebra.
Ao ser questionada sobre como lidou com a etapa de preparação para interpretar a personagem Petra, em "Terra e Paixão", a atriz admite que apreciou cada momento, o que fez com que ficasse cada vez mais entusiasmada com seu novo papel.

"Eu amo o momento de preparação e construção de personagem. Me divirto e me entrego, pois é um momento de muita descoberta. Eu abro espaço de várias formas para que a personagem também me encontre. Me inspiro e me alimento de muitas fontes e fico disponível para ouvir minha intuição e também meus diretores e colegas de elenco", detalha Débora.

Para dar vida à agrônoma, que lida com o vício em remédios controlados, a artista afirma que precisou redobrar a dedicação para ampliar sua gama de estudos, no intuito de livrar-se de qualquer preconceito e transmitir a mensagem da personagem de uma forma responsável e humanizada.

"Para preparação [da Petra] também realizei treinos coletivos com profissionais incríveis, que participam e acompanham nosso trabalho na novela. Mesmo sendo desafiador, tenho lidado com muita dedicação, sempre estudando e me informando, não julgando. Busco entender que isso é o que muitas pessoas passam e a gente só é um porta-voz", pondera.
A atriz global afirma sentir-se realizada em poder transmitir ao público, através da arte, informações sobre pessoas que enfrentam a dependência química — assunto que ainda é considerado tabu em nossa sociedade.

"É uma questão muito relevante. Me sinto feliz em ser esse canal! Precisamos levar informações a aqueles que não conhecem essa realidade e também representar e acolher aqueles que passam por ela", opina a artista.
Ao realizar uma breve análise a respeito de sua carreira, Debora Ozório admite estar em uma ótima fase, com apenas 26 anos de idade. Sobre suas pretensões para o futuro, a atriz não aponta produções específicas, mas diz ter certeza de uma coisa: "Quero viver de muita arte! Dar vida a muitos personagens diferentes e contar muitas histórias. No cinema, nas novelas, no teatro e pelo mundo".
Reportagem da estagiária Esther Almeida sob supervisão de Tábata Uchoa