Mariana Rios comanda o reality A Grande Conquista, na Record TVUagner Duarte / Divulgação
Rio - Mariana Rios, de 37 anos, não tem medo de desafios. Com uma carreira consolidada como atriz, abriu mão de fazer novelas para se dedicar a funções que pudessem mostrar seu verdadeiro eu, como apresentadora e cantora. Após mais de oito anos de estudo e muita prática, a mineira se sente cada vez mais a vontade e segura em frente às câmeras. Após brilhar em "A Ilha" (2022), a artista mostrado toda a sua desenvoltura no comando do reality "A Grande Conquista", da Record TV.
"A vida vai te levando até onde você precisa estar no momento atual. Apresentando esse programa, sinto que cheguei no lugar que preciso estar. Posso conduzir o reality do meu jeito - claro, que existem as coisas que preciso falar, tem as dinâmicas que precisam ser explicadas. Então, realmente, me encontrei como apresentadora de reality. Sinto que nesse momento vivo isso", acredita a mineira, que celebra o sucesso da atração. "Estou feliz com o programa, com os números que temos atingido, os comentários que as pessoas têm feito. O programa também já é muito forte na internet".
A atração começou com 70 participantes e apenas 20 foram escolhidos para o público para entrar na Mansão e disputar o prêmio de de R$ 1 milhão. Como em qualquer reality, os integrantes da casa vivem alguns momentos divertidos e protagonizam bons barracos. "Quando você concentra duas pessoas, que já se conhecem e tem intimidade, em uma casa e elas não podem sair desse lugar já tem conflito. Imagina você ter que dividir o mesmo local com pessoas que você não tem intimidade, onde tem dinâmicas acontecendo a todo o tempo, colocando as pessoas umas contra as outras... O caos vai ser instalado até o final, com certeza", diverte-se.
A naturalidade de Mariana Rios e sua desenvoltura em frente às câmeras tem rendido muitos elogios. "Quando estou ao vivo com eles (participantes), eu sou eu. Tem hora que tenho vontade de rir, e rio, mesmo diante de um conflito entre os participantes. Sou verdadeira com tudo na minha vida. Quando estou com eles e vejo que tem uma situação que vai para um lado mais grave, tento conduzir da melhor maneira. Preciso ter essa voz. É uma responsabilidade grande. Ao mesmo tempo que coloco um freio neles, tento trazer algo leve. Eu ajo assim na minha vida".
Questionada se tem algum participante queridinho, a apresentadora surpreende. "Pra ser sincera, não tenho. Acho que é tanta coisa que penso e tenho que fazer que não me ligo nisso de ter um participante favorito. Estou a frente de um reality que tem uma demanda muito grande e, ao mesmo tempo, tenho meus outros trabalhos. Não tenho tempo pra ter um preferido. Meu objetivo final ali dentro é organizar minhas ideias em relação a eles, para tentar conduzi-los da melhor maneira. Gosto muito de estudar psicologia, psicanálise, então, enxergo o programa de outra maneira olhando de fora", explica.
Apesar de gostar de estudar o comportamento humano, Mariana admite que não embarcaria no desafio de participar de um reality. "Hoje eu não participaria. Sempre falo no presente. Acho que quando você fala 'nunca', você paga a língua depois. Ele tem um peso muito grande", brinca.
Filme e Carnaval
Mariana está no elenco do filme "Um Ano Inesquecível - Verão", baseado no livro homônimo de contos, escrito por Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Bruna Vieira e Babi Dewet. No longa, disponível na Prime Video, a atriz interpreta Carrie Catherine, criadora de fantasias de uma escola de samba. "Esse filme foi muito divertido de ser feito, tem um um elenco muito legal. Foram dois meses de mergulho intenso de filmagens no Rio de Janeiro. Ele é cômico, gostoso de assistir. Fiquei super feliz de fazer essa personagem".
A obra traz um pouco do universo do Carnaval. Mesmo já tendo desfilado como Rainha de Bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel, em 2014, a artista diz que não pretende desfilar novamente na Sapucaí. "Acho que não. Fiz uma vez, foi legal, é uma energia única, mas é uma responsabilidade muito grande estar à frente de uma escola. Gosto do Carnaval, mas é nessa época que tenho tempo de sair um pouco daqui, viajar, estar com os meus amigos...".
Afastamento das novelas
O último trabalho de Mariana em novelas foi em "Além do Horizonte (2014)", da TV Globo, por escolha. "Foi uma decisão minha não fazer mais novelas. Decidi encerrar meu ciclo ali e buscar por essas outras funções. Alguma coisa dentro de mim dizia que eu precisava cantar, apresentar, ser mais eu. E quando você faz novela, interpreta um personagem, você 'se torna o personagem'. É uma entrega intensa durante um ano", comenta ela, que já atuou em "Malhação" (2007–09), "Araguaia" (2010-11) e "Salve Jorge" (2012-2013), todas da TV Globo.
Adepta ao 'nunca diga nunca', Mariana esclarece que essa, no entanto, não é uma decisão definitiva. "Acho que tudo depende do momento, do personagem, do que você tem vontade. Se um dia eu quiser voltar a fazer novela, vou fazer sem problema algum. Mas, no momento, estou muito realizada como apresentadora".
'Coisas que sinto e já passei'
Quem acompanha Mariana nas redes sociais pode se deliciar com os conteúdos, muitas vezes, motivacionais e reflexivos escritos por ela. "Sempre escrevi, mas de uns anos pra cá começaram a brotar muitos textos na minha cabeça. Decidi, então, dividir isso com as pessoas. Isso dá um trabalhinho, mas faz bem pra mim e para as pessoas. São coisas muito verdadeiras que escrevo. Muitas delas são coisas que sinto e já passei. Mas nem sempre é o que estou passando naquele momento em que posto, por exemplo. Porque tem gente que faz essa associação", destaca.
Vida pessoal longe dos holofotes
Discreta em relação a vida pessoal, Mariana brincou ao ser questionada sobre Guilherme Mussi, após ser clicada aos beijos com o ex-deputado durante a gravação do DVD da dupla Edson e Hudson, em São Paulo, no mês passado. "Quem disse que estou namorando? (risos). É muito difícil eu falar sobre minha vida pessoal, meu foco e minha energia está voltada para a minha carreira e para o programa neste momento. Eu saio do programa e vou pra casa, saio de casa e vou para o programa. E assim será até dia 20 de julho. Não é um momento que eu queira ter um relacionamento agora. Isso está muito claro pra mim. Minha busca é me consolidar minha carreira", reforça.








