Chris Hemsworth protagoniza cenas de ação eletrizantes como o personagem Tyler Rake em ’Resgate 2’Jasin Boland/Netflix
São Paulo - O australiano Chris Hemsworth, de 39 anos, esteve no Brasil para participar do Tudum, festival em que a Netflix divulga as novidades de suas produções. Durante conversa com O DIA em uma mesa redonda com outros cinco veículos da imprensa nacional e internacional, Chris e o diretor Sam Hargrave falaram sobre o sucesso do primeiro filme da franquia "Resgate" e sobre as cenas de ação ainda mais eletrizantes da já aclamada sequência, "Resgate 2", que estreou na última sexta-feira e já figura no top 10 entre os filmes mais assistidos da plataforma de streaming.
No longa, Chris Hemsworth está de volta como o protagonista Tyler Rake. Depois de sobreviver aos acontecimentos do primeiro filme, o mercenário embarca em mais uma missão mortal: resgatar a família de um implacável criminoso. Dono de um preparo físico de dar inveja, o ator contou que gravou praticamente todas as cenas do filme, até mesmo as mais perigosas. "Neste longa, em particular, eu filmei 95% das cenas, e eu tive que refrear meu entusiasmo. Eu adoro filmá-las. Acho que o público gosta de saber que é você ali. Foi uma experiência imersiva pra mim", afirmou.
O diretor Sam Hargrave foi só elogios para o australiano e disse que a dedicação de Chris torna seu trabalho muito mais fácil. "A performance dele foi algo a mais. Torna o meu trabalho muito mais fácil quando você não tem que ter um dublê o tempo todo. Eu posso filmar o rosto dele em cima de um trem ou filmá-lo durante uma coreografia longa e complicada, porque ele está comprometido com o processo. Ele adora o desafio físico", disse.
O ator, no entanto, não saiu ileso. "Ah, sempre tem alguns arranhões e contusões. Mas é algo que dá pra manejar e nós nos divertimos muito", garantiu. "É tudo para o entretenimento de vocês", completou Sam Hargrave.
Segundo Chris, o momento mais desafiador das gravações foi uma cena em que ele está em cima de um trem a 80 km por hora. "Para mim, (o maior desafio) foi estar no topo de um trem em movimento a 80km/hora, ao mesmo tempo em que havia um helicóptero a cerca de 6 ou 7 metros de distância... Eu acho que o Sam talvez tenha apresentado a ideia pra mim ou talvez eu tenha lido nas letras miúdas no roteiro, mas não prestei muita atenção. Então, no dia, eu estava: 'Oh. Isso realmente está acontecendo'", brincou.
"Tem muitas variáveis, mas a adrenalina que você está vendo no meu rosto, o entusiasmo, o medo, tudo é real, sabe? Eu não estou tendo que atuar nesse ponto, o que é bom. Se nós tivéssemos que filmar essa cena na ensolarada Califórnia, com uma tela verde, não seria a mesma coisa. Estou muito orgulhoso dessa cena, com certeza", completou.
Esta, inclusive, é a tão falada sequência com cerca de 22 minutos de duração, sem cortes, e que envolveu aproximadamente 400 figurantes em imagens de tirar o fôlego.
"Foi um longo período de tempo, de ensaio, de processo criativo, e de resolução de problemas, porque depois do sucesso do primeiro filme, o público estava respondendo muito bem a essas longas sequências de ação e a gente percebeu que deveríamos dar mais disso a ele. Teríamos que fazer maior e melhor", iniciou Sam Hargrave.
"Primeiro colocamos no papel e falamos: 'isso é o que gostaríamos de fazer'. Depois começamos a pensar em como fazer. Isso levou, no mínimo, de quatro a cinco meses pensando na logística, o que fazer, aonde fazer para que tudo acontecesse corretamente. Chris teve meses de ensaio para aprender a coreografia, foi muito trabalho para todos os envolvidos e levamos 29 dias para filmar. Existem muitos filmes que são feitos em menos tempo que isso, mas essa sequência foi tão complexa que nos custou 29 dias para filmá-la", revelou o diretor.
Mais profundo
Chris Hemsworth e Sam Hargrave destacaram que em "Resgate 2" os telespectadores poderão conhecer o personagem Tyler Rake mais a fundo. "Nós tivemos a ponta do iceberg no primeiro filme e agora aprofundamos as questões emocionais. Neste segundo longa, nós nos perguntamos: 'o que no mundo faz Tyler Rake ser quem ele é?'. E isso é uma das coisas mais importantes que nós queremos mostrar", disse Sam.
Para Chris, agora as pessoas vão entender quais motivos levaram Tyler Rake a se tornar um mercenário. "Quando o script chegou e estávamos todos trabalhando nele, colaborando, a nossa primeira reação foi 'ah nós já contamos a história dele'... Mas foi uma oportunidade de mostrar ao público algo que tinha sido apenas evidenciado no primeiro filme. Nós não tínhamos realmente mostrado a dor, a culpa, o sofrimento e por que ele construiu aquela personalidade durona. Isso foi um processo criativo muito divertido para a gente", revelou o ator.
Cenas no Brasil?
Questionado pelo DIA se gostaria de gravar uma sequência no Brasil, Chris disse que adoraria e ainda puxou brasa para seu próprio país, a Austrália.
"Esta é a primeira vez que nós dois (ele e Sam) estamos aqui, mas sempre tive uma fascinação e muito interesse pelo Brasil. Há uma particularidade desta franquia que é dar ao público uma estética diferente... No primeiro filme tivemos Índia e Tailândia. Em 'Resgate 2' temos República Tcheca e Viena. O visual é revigorante. Poderia ser no Brasil, poderia ser em qualquer lugar, poderia ser na Austrália... eu estou sempre pressionando para isso", brincou o ator, aos risos.
"Com certeza se houver a vontade do público para que haja um terceiro filme, nós adoraríamos explorar esta parte do mundo como locação", concordou Sam Hargrave.
*A repórter viajou para São Paulo a convite da Netflix
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.