Gabriel Menck (Malvino Salvador) e major Chacur (Barbara Reis), em cena de 'Negociador', nova série policialAriela Bueno/Amazon Studios
Rio - Malvino Salvador e Barbara Reis vestem a farda policial na série "Negociador", produção original do Prime Video que estreou nesta sexta-feira (21). A trama segue os agentes do Grupamento de Ações Táticas Especiais (GATE) da Polícia Militar de São Paulo nas operações que envolvem negociação com sequestradores. Com cenas repletas de ação, drama e suspense, a história retrata o cenário de tensão em que se encontram policiais, criminosos e reféns, em que cada escolha pode levar aos únicos resultados possíveis: a vida ou a morte.
Longe da TV desde 2019, quando esteve na novela "A Dona do Pedaço", da TV Globo, Malvino está de volta à atuação com a tarefa de dar vida ao capitão Gabriel Menck em seu primeiro trabalho no streaming. Da mesma forma, seu personagem também enfrenta o difícil retorno ao trabalho após a morte da mulher em um acidente de carro. Principal negociador do GATE, o agente se esforça para mediar situações de risco ao mesmo tempo em que lida com o luto e a relação com o filho pequeno, que não disse uma palavra desde a perda da mãe.
"O negociador é muito importante no teatro de operações, ele é a primeira pessoa que chega pra tentar resolver a situação", explica o ator. "Pra mim foi um trabalho maravilhoso poder desenvolver esse personagem, porque ele não está só inserido nesse universo de um gênero policial, contando a história de uma polícia especializada onde tem muita ação, algo que eu sempre quis fazer. Mas, além disso, tem um lado emocional muito forte e é como se fosse um thriller psicológico mesmo, que vai dando os ganchos pra cada capítulo. O espectador começa a se envolver com esses personagens e entender que eles também têm dramas, há uma humanização desses personagens", defende Malvino.
A série é inspirada livremente nos relatos de Diógenes Lucca, ex-comandante da PMESP e um dos criadores do GATE, e o ator descreve o cuidado da produção em retratar com fidelidade o cotidiano do esquadrão. "O GATE se transformou ao longo dos anos. Nós tivemos o privilégio de fazer uma série baseada em fatos reais. O GATE é um grupo de operações pra salvar vidas, e não pra entrar com o pé na porta e bala na parede, como era antigamente. O comandante (Diógenes) passou por um longo período até conseguir colocar na cabeça de todos que ele estava comandando que eles tinham que agir pra salvar as pessoas, e a gente mostra isso na série. Foi sensacional e mostra a realidade", garante o artista.
Mulheres na polícia
Enquanto isso, o retorno de Menck à delegacia coincide com a chegada da major Chacur, vivida por Barbara Reis, que também está no ar como a protagonista Aline, na novela "Terra e Paixão", da TV Globo. Após um intercâmbio na SWAT, unidade policial dos Estados Unidos, a mulher é contratada para liderar o GATE e precisa enfrentar diversos obstáculos em sua trajetória. "A major Chacur é uma personagem pragmática, que segue a regra, todos os procedimentos que têm que ser feitos dentro do GATE, e o Menck é aquele cara que também segue as regras, só que ele é muito intuitivo e 'coração'", adianta a atriz.
"Os dois se veem nesse lugar de terem que trabalhar juntos; ele querendo dar continuidade ao que ele sabe fazer, que é uma negociação intuitiva do que ele sente, e eu querendo que ele siga as regras, que tudo ocorra conforme o protocolo manda. E também tem a relação de eu ser uma mulher mais nova, ter uma patente mais alta, estar no comando dessa operação, e ele, sendo um capitão, ter que lidar com essa nova pessoa", continua Barbara. Além de Chacur, o GATE conta com apenas uma outra mulher na equipe, Tina (Luana Tanaka), profissional de Inteligência que também está ligada ao passado da major.
Ação e emoção
Os oito episódios de "Negociador" tem direção de Isabel Valiante, que abre o jogo sobre o desafio de coordenar cenas de alta tensão e lista as diferenças dessas sequências em comparação com os momentos mais dramáticos que a série traz. "As sequências de ação demandam uma preparação muito grande, às vezes, até um desenho, ensaio de luta ou de uso da arma. Tem uma preparação muito grande técnica e fisicamente. E nas cenas emocionais a gente ia pra sala de ensaio, discutia, via casos semelhantes, achava o tom", lista a diretora.
"Então, é quase o mesmo volume de trabalho, se eu posso assim dizer, mas cada um para um lado muito diferente. E é isso que eu gosto dessa série, foi por isso que eu aceitei fazer 'Negociador' e fiquei até o fim: essa combinação. Porque eu adoro sequência de ação, acho muito divertido de filmar, mas tem essa coisa de delicado e especial das cenas emocionantes que são bem legais de fazer também", completa Valiante.
"Negociador" traz ainda nomes como César Mello, Emilio de Mello e Guilherme Paiva, além do roteiro escrito por Thomas Stavros, Gabriela Giffoni, José Guertzenstein. Questionada sobre uma continuação para série, a diretora faz suspense: "A gente tem um final de temporada com um gancho, mas não posso dizer mais do que isso", comenta Isabel. Já Malvino e Barbara não escondem a animação com uma possível segunda temporada e a atriz resume o sentimento da dupla de protagonistas: "Onde assina? A farda já está aí!"
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.