Elenco de ’Fuzuê’ reunido na festa de lançamento da novelaFabio Rocha / TV Globo

Rio - A novela "Fuzuê" marca a estreia do autor Gustavo Reiz nas telinhas da Globo. A trama, que tem direção de Fabrício Mamberti, começa a ser exibida a partir desta segunda-feira (14), no horário das 19h, substituindo "Vai na Fé". O folhetim conta a história de Luna (Giovana Cordeiro), uma mulher simples, carismática, moradora do Bairro de Fátima, no centro da cidade do Rio de Janeiro, que produz e vende joias feitas com materiais recicláveis e busca, incansavelmente, por pistas que desvendem o paradeiro de sua mãe, Maria Navalha (Olivia Araújo), ex-cantora da Lapa, que desapareceu misteriosamente há um ano.
Apaixonado por novelas, Gustavo Reiz revela que "Fuzuê" faz referências a alguns folhetins clássicos. "Eu sou um apaixonado por novela, sempre fui, principalmente por novela das 19h. Tenho um carinho muito especial, faz parte da minha formação como telespectador e não tem como dissociar uma coisa da outra, as nossas referências sempre acabam aparecendo no nosso trabalho", inicia o autor. 
"O gênero de 'Fuzuê' é uma comédia romântica. Tem drama, tem comédia, tem mistério. Eu achei que seria importante revisitar um pouquinho dessas novelas, que também cresci vendo. Nós temos algumas situações da trama que lembram algumas situações clássicas dos folhetins, mas eu acho que de um modo geral, essas referências estão todas integradas de forma orgânica na trama. É uma novela para quem gosta de novela", completa. 
"Fuzuê" chega à TV Globo para substituir "Vai na Fé", que fez um sucesso arrebatador. Gustavo diz não se sentir pressionado por ocupar este espaço e acredita que o público vai receber a obra de braços abertos. "Eu vibro muito pelo sucesso de 'Vai na Fé', primeiro porque eu adoro novela, e acho que o sucesso de uma novela é o sucesso do gênero. Sou um novelista noveleiro, então para mim quanto mais novelas façam sucesso, melhor. O público está sempre pronto para receber com carinho novas histórias. Eu, como telespectador, sempre recebi com muito carinho as histórias que vinham pela frente e geralmente com temas tão distintos. Isso é muito sadio, essa mudança de gêneros, entregar outras possibilidades artísticas e temáticas para o telespectador", analisa. 
Giovana Cordeiro, que vive sua primeira protagonista, conta o que o público pode esperar de sua personagem. "A Luna é uma mulher muito corajosa, muito destemida, que enfrenta o que for preciso para descobrir as coisas que ela quer. Ela tem muito otimismo, isso pra mim é muito inspirador… Por mais que ela tenha as dificuldades dela, por mais que a vida dela não esteja na forma que ela quer, ela é sempre muito otimista e carinhosa com as pessoas que ela gosta. Uma menina muito batalhadora também. Estou muito feliz de interpretá-la, muito feliz com esse momento de estar fazendo a minha primeira protagonista numa novela com uma equipe tão calorosa, acolhedora, um texto tão divertido e surpreendente", comemora. 
Nicolas Prattes, que vive o mocinho, Miguel, revela que foi ele mesmo quem se convidou para o papel e conta o que o atraiu no personagem. "O fuzuê da vida do Miguel é a Luna, mas a vulnerabilidade que o Miguel apresenta é o que faz esse fuzuê ser ainda maior, porque inclusive foi o que me atraiu no personagem. Não é um personagem que me convidaram, eu me convidei. Eu fui atrás dessa novela. Acho que quando isso acontece o pacto que você firma com o público é maior", afirma o ator. 
"Ele é um mocinho que tem suas fragilidades, não sabe lidar com uma série de situações que geralmente o mocinho sabe. Ele vai fazendo isso aos trancos e barrancos, isso pra mim é genial. Quando ele encontra a Luna, acontece esse fuzuê na vida dele", completa. 
Felipe Simas dá vida a Heitor, marido da vilã Preciosa (Marina Ruy Barbosa). "O grande fuzuê do Heitor é a própria Preciosa. Ela pede cada coisa impossível de ser feita a ele, mas ele tem tanta dependência dela que de alguma forma consegue executar. É um personagem que apesar de fazer as vilanias dele, ele tem bom coração. O Felipe aprendeu a amar o Heitor de paixão e está sendo uma alegria fazer parte desse elenco", diz o ator. 
Ary Fontoura faz parte do núcleo do Bairro de Fátima e interpreta o dono do Beco do Gambá. Patrão e amigo de Luna (Giovana Cordeiro), é um artista sensível e divertido. Segundo o próprio, é francês, mas o sotaque nordestino levanta dúvidas. "Essa deve ser a novela número 50 que estou fazendo. Estou na Globo desde que ela foi fundada até agora. Acho que essa novela vai ser de muito sucesso, tem todos os componentes indispensáveis pra agradar o público. Se você busca diversão, 'Fuzuê' é a resposta do horário das 19h, sem dúvida alguma", garante. 
Conheça os principais personagens: 
Luna Coelho (Giovana Cordeiro) - Carismática, comunicativa e consciente, produz joias com materiais reaproveitados e vende seu trabalho nas áreas turísticas do Centro da cidade. Não tolera injustiça, o que será um dos motivos da rivalidade entre ela e Preciosa (Marina Ruy Barbosa). Tem uma relação de idas e vindas com Jefinho Sem-Vergonha (Micael Borges), mas se apaixonará por Miguel (Nicolas Prattes), com quem viverá um grande e movimentado amor.  
Preciosa Montebello (Marina Ruy Barbosa) - Antagonista na história (tiraria isso), é uma mulher decidida, mas com seus momentos de fragilidade. Herdeira e administradora da Conde de Montebello Joias, faz da ostentação sua marca e tem um programa de TV onde encarna uma espécie de coach da riqueza, estimulando as mulheres a seguirem seu exemplo. Tem verdadeiro pavor com a possibilidade de ficar pobre.
Miguel Braga e Silva (Nicolas Prattes) - Filho de Nero (Edson Celulari), é um homem justo e incorruptível. Advogado, mora em Lisboa e vivia reprimido pelo controle do pai. É próximo da irmã Alícia (Fernanda Rodrigues) e tem muitas diferenças com Francisco (Michel Joelsas), seu irmão mais novo. Vai se apaixonar por Luna. 
Jefinho Sem-Vergonha (Micael Borges) - Ex-namorado-eterno-apaixonado de Luna (Giovana Cordeiro). Mora no Bairro de Fátima com o pai, Domingos (Deo Garcez), seu grande incentivador, e trabalha como motorista de aplicativo, mas sua paixão é a música sertaneja. 
Heitor Montebello (Felipe Simas) - Marido de Preciosa (Marina Ruy Barbosa) e pai de Bernardo (Theo Matos), é um sujeito carismático e extrovertido. Deputado conhecido, está sempre na mídia por suas ideias mirabolantes e projetos polêmicos. Manipula o que for preciso de acordo com seus interesses, de um jeito um tanto escancarado e quase fanfarrão. É capaz de falar as maiores barbaridades de forma natural. 
Nero de Braga e Silva (Edson Celulari) – Dono da Fuzuê e ex-feirante, é pai de Miguel (Nicolas Prattes), Alícia (Fernanda Rodrigues) e Francisco (Michel Joelsas). Simpático, espontâneo e trabalhador, possui a alegria típica do brasileiro e sente orgulho de suas raízes. Tem na Fuzuê o seu grande tesouro e será um poderoso obstáculo para os planos dos vilões.
Maria Navalha (Olivia Araújo) – Mulher extrovertida, sem filtros ou papas na língua. Ex-cantora da Lapa, ficou famosa não apenas por seu talento, mas também por sua personalidade explosiva. Carismática, irônica e combativa, tem na paternidade de Luna (Giovana Cordeiro) seu grande mistério e maior ponto de virada em sua história. Ficará obcecada pela história do tesouro como uma forma de revanche contra César (César Montebello), seu único e grande amor.
Bebel Montebello (Lilia Cabral) - Matriarca dos Montebello, é elegante, discreta e tímida. Administra a rede de joalherias com Preciosa (Marina Ruy Barbosa) e pretende mudar o rumo dos negócios, popularizando um pouco a marca, algo que a filha nunca concordou. Com a descoberta da existência de uma filha ilegítima do marido, fruto de uma traição, Bebel vai rever as próprias decisões e atitudes.
Pascoal Garcia (Juliano Cazarré) - É assessor de Heitor (Felipe Simas). Um sujeito educado, refinado, mas de caráter duvidoso. Leva uma vida mais opulenta do que permitiria sua realidade e é capaz de ir às últimas consequências quando deseja algo. Tem personalidade dúbia e é um sujeito que pode se tornar muito perigoso, tanto para inimigos quanto para aliados.
Alícia de Braga e Silva (Fernanda Rodrigues) - Filha de Nero (Edson Celulari), irmã de Miguel (Nicolas Prattes) e Francisco (Michel Joelsas). Trabalha na Fuzuê e, há anos, é a garota-propaganda da loja, a atual Rainha do Fuzuê. É expansiva e viciada em redes sociais, vivendo de aparências. Casada com Cláudio (Douglas Silva), com quem tem uma filha, Valentina (Maria Flor Samarão), a pessoa mais madura da família. Cuida do pai com grande devoção e é um tanto maternal com relação aos irmãos.