Leandro Lima interpreta o delegado Marino em Terra e PaixãoPaulo Belote / TV Globo

Rio - Após brilhar em "Pantanal como o peão Levi, Leandro Lima vem cativando o público da novela "Terra e Paixão", na Globo, como o "delegato" corrupto Marino. Na trama, apesar de ser conivente com os crimes cometidos por Antônio (Tony Ramos), o personagem mostra um lado amoroso ao se apaixonar por Lucinda (Débora Falabella), que acaba de se separar do marido alcoólatra (Andrade, papel de Ângelo Antônio), depois de sucessivos espisódios de agressão.
Depois de fazer "pouco caso" com a morte do marido de Aline (Barbara Reis), Samuel (Ítalo Martins), a pedido de Antônio, o delegado, agora, investiga o sequestro de Agatha (Eliane Giardini). Nos próximos capítulos, ele voltará a buscar mais informações sobre o acidente que levou à morte de Daniel (Johnny Massaro).  
Para dar vida ao profissional, Leandro, de 41 anos, conta que esteve em um clube de tiro. "Frequentei para aprender a manusear arma. Lá, no clube, tem muitos delegados, policiais federais, então, conversei com alguns deles. Cheguei a ir à uma delegacia da Civil, mas para ver o dia a dia da delegacia. Mas uma delegacia do Rio é bem mais diferente que uma do interior, por exemplo. Mas deu para pegar algumas coisas, algumas posturas que eles têm. Vi que eles sempre estão com a mão na cintura, com a mão na frente do corpo, para facilitar uma ação. Pode observar que o Marino sempre está com a mão na cintura." 
Questionado se tem algo em comum com Marino, o artista não titubeia. "O Marino é bastante romântico, e eu acho que tenho isso. Essa coisa em comum. Dois caras românticos", frisa. E por falar em romantismo, o delegado conseguiu conquistar Lucinda, depois de colocar Andrade na cadeia, mas surpreendeu o público no capítulo da última quarta-feira, ao pedir para os dois se afastarem.
"No começo, ele só queria que a Lucinda se aproximasse dele por causa da paixão que ele sente por ela. Quando isso aconteceu, ele se deu conta que não é digno para essa mulher, que é tão honesta, cheia de valores. Ele está revendo os conceitos dele para que eles possam ficar juntos definitivamente. Eu acho isso bonito da parte dele, reconhecer. Esse reconhecimento e a consciência de que ele precisa melhorar é um indício que ele pode ter uma redenção", opina.
O ator ainda revela se deseja que o casal, que foi apelidado como "Lurino" pelos internautas, fique junto. Recentemente, o casal teve um cena "quente" de beijo, em que o ator estava só de toalha de banho. A gente, eu e Débora, acompanhamos os 'Luriners'. Acompanhamos assiduamente todos os fãs-clube do Marino e da Lucinda, tem um monte de contas aí que estão sempre comentando e gerando conteúdo do casal. Adoro acompanhar e torço também. Sou time Lurino", reforça. Sendo assim, a boa notícia é que os dois vão reatar no capítulo previsto para ir ao ar na quinta (7).
Na novela, Marino já protagonizou sequencias para lá de "calientes" com Lucinda e Graça (Agatha Moreira), que engravidou do delegado para dar o golpe da barriga na família La Selva - ela diz que o bebê é fruto de seu relacionamento com Daniel. Leandro diz que não vê problemas em mostrar o corpo durante um trabalho. "Essa coisa de ficar exposto, tudo é feito com muito cuidado nos bastidores. Nosso corpo é nosso instrumento de trabalho e não podemos ter certos pudores, contudo que tudo seja feito com respeito e cuidado. Acho que faz parte da dramaturgia da obra. Eu lido muito bem com isso", garante. 
Galã
Além do talento, o público também está encantado com a beleza do ator. Nas ruas, o artista ganhou um apelido carinhoso. "O 'delegato', eu me divirto, gosto. Nas ruas acontece muito. É sempre com muito carinho e raras as vezes que vem uma pessoa ou outra incoveniente. Mas é muito raro, a cada 100 pessoas, uma ou duas são dessas. Mas eu me divirto com 'delegato'. Galã eu acho meio cafona, brega, mas também não me incomodo, não", analisa. 
Leandro conta, ainda, que já "previa" a repercussão junto ao público. "Essa história do 'delegato', antes da gente começar a fazer novela, quando estávamos fazendo preparação e leitura, a galera da equipe já dizia: 'Quanto tempo vocês acham que a galera da internet vai começar a chamar o delegado de delegato?'. Já era uma coisa, por exemplo, que a produção já previa. A gente sempre se diverte com isso nos bastidores".
Apoio da família
Casado com a modelo Flávia Lucini, Leandro fala sobre a relação com os filhos, Toni, de 1 ano, e Giulia, de 21. "A Giulia já é adulta, tenho minhas preocupações, falo com ela sempre. A gente tem uma relação muito legal, franca. Giulia nem sempre acompanha, mas, ultimamente, tem assistido bastante a novela e gosta. Com o Toni, estou mais próximo, estou todo dia aqui com ele. Mesmo gravando muito, ele acorda cedo e  acordo junto. Temos momentos juntos antes e gravar, às vezes fico triste, porque chego e vejo ele dormindo, mas nas folgas estou sempre com ele, vou à praia. Está sendo bom. Não sei se suportaria estar gravando tanto tempo sem tê-los aqui perto de mim. Flávia foi muito parceira em ter deixado São Paulo, onde ela trabalha mais e facilita mais pra ela estar lá, para vir aqui para o Rio com a gente. Só tenho a agradecer ela por isso. E estou muito feliz." 
O ator também garante que a mulher, atualmente, não sente ciúme de seu trabalho nas telinhas. "A Flávia me apoia demais, desde sempre. Ela sempre foi minha maior torcida e segue sendo. Não sei se ela viu especificamente todas as cenas românticas, mas não tem ciúme não. Ela sabe que eu sou louco por ela e ela sabe que ali são os personagens, então não liga. No passado ela teve algum impacto, com outros personagens que fiz, mas agora ela já está acostumada e entende que faz parte."