Personagens se tornaram grandes amigas com o decorrer dos anosDivulgação
Rio - Destaques da quarta temporada da série "Sintonia", disponível na Netflix, Bruna Mascarenhas, de 27 anos, e Júlia Yamaguchi, de 31, vivem Rita e Scheyla, respectivamente. Rivais no início do seriado, que se passa na periferia de São Paulo, as personagens tornaram-se grandes amigas com o decorrer dos anos. Por trás das câmeras, as atrizes também desenvolveram uma grande afinidade.
"A gente é tão parceira que nos chamamos de irmã. Somos amigas de conhecer a família, sabe? Desde a primeira temporada a nossa amizade só cresce. Nos apoiamos muito e era um desejo nosso que as personagens estreitassem os laços. A gente vive enviando meme uma pra outra, piadinhas, liga por vídeo pra fofocar a qualquer momento, é muita intimidade", entrega Bruna, intérprete da mocinha Rita, que, nos novos episódios, retoma os estudos e inicia a faculdade de Direito, representando os moradores da fictícia comunidade de Vila Áurea.
Enquanto isso, Scheyla, vivida por Júlia, enfrenta o drama da prisão feminina como dano colateral pelos crimes do marido, Nando (Christian Malheiros). Abandonada pela família, a personagem recebe visitas apenas de Rita em sequências que emocionaram os fãs da série. "Para mim, foi um grande privilégio ter tido mais cenas com a Bruna nessa última temporada. Além dos ensaios oficiais do projeto, a gente sempre se ligava para discutir as intenções das nossas cenas. Tivemos muitas cenas pesadas, que, no fim das diárias, se transformavam em abraços e acolhimento", conta a artista.
"Quando falamos do contexto do cárcere feminino no Brasil, infelizmente muitas mulheres, quando presas, ficam sem qualquer contato com pessoas que amam, incluindo familiares e amigos. A parceria entre Scheyla e Rita exprime a sororidade entre duas amigas e a maturidade da relação que foi ficando cada vez mais forte desde a primeira temporada, quando ainda competiam no espaço de melhor amiga e esposa de Nando", acrescenta Júlia, que foi promovida a protagonista de "Sintonia" na nova temporada, ao lado do trio formado pelos melhores amigos Rita, Nando e Doni (Jottapê).
Sucesso internacional
Série brasileira mais assistida da Netflix, em julho deste ano, "Sintonia" fez história ao ocupar o primeiro lugar do Top 10 global entre as produções de língua não-inglesa na plataforma por duas semanas seguidas. Com a quinta (e última) temporada confirmada, Bruna Mascarenhas relembra a emoção que sentiu ao ver o sucesso da história criada por Guilherme Quintella, Felipe Braga e Kondzilla, que mistura funk, tráfico e igreja para mostrar a realidade das "quebradas" de São Paulo.
"Ficamos em êxtase, o nosso grupo de WhatsApp estava eufórico, foi engraçado. Eu fiquei até emocionada, não só por estarmos ali naquela posição, mas por toda a história de 'Sintonia' até agora, as amizades, desafios, além de toda a representatividade que estamos levando para o mundo", diz a niteroiense, que ainda ressalta a mensagem principal da série.
"Os recados que ficam são muitos, que para cada escolha há uma consequência. Que a gente precisa assumir nossas responsabilidades, sejam elas quais forem. Que família a gente escolhe sim e que eu não preciso concordar com meu irmão para continuar amando e respeitando ele", declara Bruna. Atualmente, a atriz se prepara para gravar seu primeiro longa-metragem e ainda pretende lançar um workshop de atuação para jovens periféricos.
A paulistana Júlia defende que o retrato fiel construído ao longo da série abriu o caminho para uma boa recepção entre o público nacional e internacional. "'Sintonia' é uma série que retrata a realidade de muitas pessoas que vivem na periferia de São Paulo. Por retratar a falta de Estado, a série não deixa de ser uma denúncia social, mas é também um relato sobre amizade, lealdade e a busca das pessoas por realizarem os seus sonhos. A aceitação do público demonstra a identificação e empatia das pessoas. Mais do que sucesso, hoje comemoro o fato de estar envolvida há tantos anos em um projeto sério, com gente comprometida e que tem me trazido muito aprendizado e amadurecimento tanto como atriz, quanto como pessoa."
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.