Fernanda Rodrigues celebra sua volta às novelasEdu Rodrigues / Divulgação
Rio - Após cinco anos afastada das novelas, Fernanda Rodrigues, de 43 anos, está de volta, na pele da personagem Alicia de Braga e Silva, em "Fuzuê", da TV Globo. Filha de Nero (Edson Celulari), ela é amorosa, divertida, conectada e tem o sonho de se tornar uma influenciadora digital famosa. Não demorou muito para o jeito expansivo da mulher de Cláudio (Douglas Silva) e mãe de Valentina (Maria Flor Samarão) cair nas graças do público e se tornar memes, nas redes sociais. Em entrevista ao DIA, a atriz celebra o sucesso e comenta a repercussão do papel.
"Estou amando esse retorno. Era uma expectativa enorme voltar às novelas fazendo uma coisa diferente. Fiquei insegura das pessoas não comprarem essa minha volta. Eu estou tão feliz, tão emocionada, que as pessoas estão gostando do meu trabalho, da personagem. Só tenho a agradecer", vibra Fernanda.
O último trabalho da artista em folhetins havia sido em "Outro Lado do Paraíso" (2017-2018). "As pessoas me pediam e me cobravam esse retorno. Eu também estava com muita saudade, mas esperando a hora certa. Nesse tempo, apresentei o 'Fazendo a Festa' (2015-2020), no GNT. Conseguia conciliar as gravações com o Bento, que ainda era pequeno. Agora, quando pintou esse convite para a Alicia, em 'Fuzuê', achei que era a hora certa. A Luísa já tem 13 anos, tem a vidinha dela, o Bento, 7, então, ele já entende um pouquinho. Amo fazer novela e também amei a personagem", diz.
Com 35 anos de carreira, Fernanda se sentiu desafiada com o novo papel. "A Alicia é muito diferente de tudo o que já fiz e isso me motiva muito. Amo desafios. Para mim, foi um presente enorme, nesse momento da minha vida, fazer um registro diferente do que já tinha feito. Estou me divertindo muito", garante. "O que eu acho mais legal da Alicia é que ela é do bem, quer agradar, é amorosa, família, torce pelas pessoas. Queria as pessoas gostassem dela e quisessem ser amigas dela. A Alicia é alegre, feliz, para cima", completa.
Para compor a personagem, a atriz começou a seguir dezenas de influenciadores digitais. "Fui atrás de pessoas que tivessem, principalmente, essa vibe dela. Comecei a seguir quase 50 influenciadores, que minhas amigas e outras pessoas foram me indicando. Fui analisando essas pessoas, o perfil e pegando os comportamentos delas. No entanto, não quis imitar ninguém. A Alicia é única."
Garota-propaganda da "Fuzuê", a irmã de Miguel (Nicolas Prattes) e Francisco (Michel Joelsas) não quer ser considerada a "herdeira bagaceira" e tem o sonho de deixar a loja mais chique, além de ser uma estrela da internet. Fernanda espera que ela atinja seus objetivos. "Ah, eu torço. Ela não tem esse tino para os negócios. Ela acha que é empreendedora, porque quer chuva de likes, quer ser famosa, mas ela não tem esse feeling (sentimento intuitivo) para empresa. Mas aos poucos, ela deve ir desenvolvendo esse lado também", opina a loura, que, diferente da personagem, não vive em função das redes sociais.
"Sou conectada, mas não sou tão empenhada nas redes sociais. A minha vida nem me permite ser tanto. E também tenho um pouco de vergonha; não tenho jeito de falar com o celular, não sei o que fazer. Já a Alicia é super conectada. A vida dela é pautada nas redes sociais. Ela é aparecida (risos). Estou aprendendo com ela esse mundo virtual, de falar com a câmera, de se aproximar das pessoas por ali", assume.
Cenas com Marina Ruy Barbosa
Na trama de Gustavo Reiz, quem sabe usar a internet a seu favor é Preciosa Montebello (Marina Ruy Barbosa). Famosa e linda, a vilã se aproxima da herdeira de "Fuzuê", que é sua fã, através das redes sociais para obter vantagem, manipulá-la e chegar ainda mais perto da loja, onde o tesouro está escondido. "Isso vai rolar por muito tempo. A Preciosa é a 'ídola' dela, a deusa. Ela baseia sua vida, se veste, fala, movimenta igual a ruiva. Essa aproximação das duas vai render muita coisa e essa manipulação deve acontecer. A Alicia pode acabar se afastando de algumas pessoas para ficar mais perto da Preciosa", acredita.
As cenas com Marina, inclusive, tem sido pra lá de divertidas. Já teve visita inesperada na casa da herdeira e administradora da Conde de Montebello Joias e até "brinde de doces", que deixou a vilã coberta de guloseimas durante um jantar. O clima nos bastidores também é bem descontraído. "A gente se diverte muito gravando também. Eu e Marina nos demos muito bem, a gente tem uma conexão muito boa em cena e fora também. Temos uma vibe parecida, começamos crianças na TV, tem sido maravilhoso trabalhar com ela".
Casada com Raoni Carneiro e mãe de Luísa e Bento, Fernanda diz que a família tem curtido a novela. "É a primeira vez que meus filhos assistem uma novela que eu faço. E eles estão amando. É uma novela muito gostosa, leve", comemora.
Nas telonas
Fernanda está no elenco do filme "Nosso Lar 2 - Os Mensageiros", produzido, dirigido e roteirizado por Wagner de Assis, com previsão de estreia para janeiro do ano que vem. No longa-metragem, a atriz interpreta Isis. "Foi muito emocionante fazer esse filme. Estou doida para assistir, porque fazer foi o máximo", afirma ela, que se interessa pelo assunto da obra, baseada no livro homônimo de Chico Xavier. "Gosto muito do assunto, eu fiz 'A Viagem' (1994), uma novela muito marcante nesse tema do espiritualismo também. Me interesso pelo assunto, mas não sigo uma religião à finca. Misturei um pouco de cada religião e fiz a minha. Posso dizer que sou uma pessoa de muita fé".
'Melhor fase da minha vida'
Mãe, atriz, apresentadora e, agora, empreendedora, Fernanda acaba de lançar sua própria marca de café. "Eu sempre quis fazer isso", dispara. Questionada como tem lidado com tantas funções, ela diz: "Estou me desdobrando em várias (risos). Mas tenho o privilégio de ter uma rede de apoio maravilhosa: minha mãe, as meninas que trabalham na minha casa, meu marido. Estou equilibrando esses pratinhos todos."
Realizada, a artista conta que tem vivido sua melhor fase até hoje. "O mais legal disso tudo é a maturidade. Chegar num momento da vida que você conhece essa maturidade, que é maravilhosa, uma bênção. Estou na melhor fase da minha vida de entendimento das coisas, de dar valor paras coisas, de estar bem profissionalmente, de fazer o que amo, com uma família linda, com saúde e amorosa. Estou vivendo uma fase muito especial", destaca.