Vinícius Renato Pizzutto / Band

Rio - Tem um representante do Rio de Janeiro impressionando o paladar dos jurados do "MasterChef Profissionais", da Band: Vinicius Moura, de 38 anos, venceu o primeiro desafio do programa, sobre enlatados, ao preparar alcachofra com grão-de-bico, e arrancar vários elogios de Helena Rizzo, Henrique Fogaça e Erick Jacquin. Na última semana, o cozinheiro encantou os chefs com um fricassé, feito em homenagem a sua mãe, Dona Lúcia. Nesta terça-feira, a partir das 22h30, o participante encara mais uma prova do reality culinário e segue em busca do tão desejado troféu do programa comandado por Ana Paula Padrão. 
Quem vê tamanha habilidade na cozinha não imagina que Gastronomia não foi a primeira opção profissional de Vinicius. "Minha primeira formação foi como Zootecnista pela UFFRJ e nunca pensei em Gastronomia até morar em uma república e perceber que todos lá estavam sempre à volta da cozinha. Depois de formado e um pouco insatisfeito com a profissão, eu estava reclamando com minha ex-namorada, que me incentivou a fazer um curso de Gastronomia. Assisti à palestra de um chef francês (Claude Lapier) e fiquei maravilhado com tudo. E decidi me dedicar à cozinha", recorda. 
Em 13 anos de profissão, o cozinheiro já trabalhou com chefs renomados como Pedro de Artagão, Cris Leite e foi 'sous chef' de Monique Gabiatti, ex-participante do "MasterChef Profissionais", em restaurantes na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, e também na Zona Sul da cidade.  
Há quase cinco anos, Vinicius decidiu abrir o próprio negócio no bairro onde foi nascido e criado: Campo Grande. "Eu sou apaixonado pelo meu bairro. Gosto de verdade. Ter um restaurante faz todo sentido. Nós sempre achávamos que pra comer bem deveríamos sair do bairro e a ideia da 'Casa Tavares' era mostrar que comida boa não tem CEP", comenta.
Um dos principais objetivos do estabelecimento é levar uma melhor gastronomia aos moradores de Campo Grande. "É ter uma comida muito bem pensada, mas com ingredientes do nosso cotidiano. Uma vez ou outra consigo coisas diferentes, mas o objetivo é aproximar o público e não o afastar. O menu muda a cada estação do ano para termos os melhores ingredientes em seu melhor momento". 
Com sua participação no "MasterChef", o cozinheiro conquistou mais visibilidade e se tornou uma 'personalidade' da região, apesar de não se considerar famoso. "Não me considero personalidade, o desejo de ir ao programa foi dar luz para o nosso negócio ser reconhecido e ter uma chancela de qualidade que alguns achavam que não tínhamos. Ser 'famoso' não é o objetivo. Só quero que o nosso trabalho seja reconhecido. Inclusive, eu ainda fico muito sem graça (quando as pessoas o abordam na rua). Mas tiro foto com todos que pedem!", diz, aos risos.