Fátima Bernardes estreia no GNT no programa Assim Como a GenteBella Pinheiro/Divulgação

Rio - Fátima Bernardes estreia um novo formato na TV, desta vez no canal GNT, um ano e meio após deixar o "Encontro", da Globo. A apresentadora comanda o "Assim Como a Gente", que estreia nesta sexta-feira (13), às 21h30, com Ludmilla e Lulu Santos como convidados.

A cada episódio a apresentadora recebe dois convidados que possuem algo em comum e irão compartilhar relatos, se deixando conduzir pela sintonia e por suas afinidades. O formato permite que eles compartilhem dores, erros, acertos e recomeços e façam perguntas uns para os outros sobre temas diversos e de vivências em comum, sejam profissionais ou pessoais, como: sexualidade, drogas e etarismo, caso do programa que terá a participação das atrizes Vera Fischer e Paolla Oliveira.

"A gente está falando de questões exatamente como diz o nome do programa, 'assim como a gente', então, são coisas que qualquer um pode enfrentar, ou muitos enfrentaram. Falar sobre coragem, medos, ansiedade, dificuldades no trabalho, sobre drogas, racismo, sobre tudo que está no nosso dia a dia. Acho que as pessoas vão se conectar, pelo que a gente sentiu na plateia, porque eu sentia uma energia da plateia, uma plateia muito conectada, muito atenta", analisa Fátima.

O público também é livre para perguntar o que deseja e, durante a coletiva de imprensa virtual que aconteceu na última terça-feira, 10, Fátima deu um spoiler do que vem por aí. No último programa dessa temporada, a anfitriã estará no papel de "convidada".

"Eu participo do último programa como uma das entrevistadas. Sou eu e Ivete Sangalo. Então isso a gente não tinha contado, é bem legal, vai ser um programa bacana. E o entrevistador nesse caso é o público. A gente até percebeu que têm mais conexões, que eu não vou contar quais são. Foi bem bonita a conversa", conta.

'Me guardei um pouco para o programa final'

A apresentadora já sabia desde o início que participaria do último programa — ao todo foram gravados 10, que serão exibidos um a cada sexta-feira — como entrevistada.

"Fui comedida nas minhas intervenções para que o programa não parecesse uma entrevista de três pessoas falando sobre o tema. Eu passava em cada camarim antes da gravação e dizia o seguinte: 'a minha ideia é que a gente se conecte, o mais interessante para mim é que essa conexão aconteça entre vocês e ela pode ser direta, não fiquem constrangidos. Se você quiser fazer uma pergunta direta para quem está do outro lado ou vice-versa, ou complementar, não esperem a pergunta, porque isso só faz engrandecer o que a gente está querendo propor'".

Entre os convidados desta temporada estão: Cauã Reymond, Dira Paes, Fábio Assunção, Felipe Camargo, Ivete Sangalo, Jojo Todynho, Karol Conka, Kondzilla, Leandra Leal, Maria Rita, Paolla Oliveira, Samuel de Assis, Serginho Groismann, Taís Araújo, Tatá Werneck e Vera Fischer.

"Em vários momentos eu acabo me posicionando, mas eu me guardei um pouco para esse programa final, onde eu seria, ao lado da Ivete, uma das entrevistadas e onde os temas surgiriam mais relacionados às nossas realidades. Mas tem um pouquinho de Fátima ali, misturado nesse 'Assim Como a Gente'".

Diretor e roteirista, Carlos Jardim é um parceiro de longa data de Fátima, desde os anos 80, com passagens por jornal impresso, "Jornal Nacional" e "Encontro". Ele explica que a ideia de trazer dois convidados com pontos em comum surgiu vendo a sociedade viver um momento tão polarizado no país, com tantas brigas e ideias conflitantes.

"Pensei que seria interessante ouvir pessoas que tenham pontos em comum, mesmo na superação, diante de uma dificuldade. É um programa para você ter um momento de conforto", explica.

O diretor teve a ideia de colocar o cenário parecido com um teatro e também pediu na construção que as poltronas dos convidados ficassem próximas para que elas pudessem se tocar, se abraçar.

"A gente vê momentos de choro, emoção, risada. Acho que aconteceu um pouco de tudo, inclusive da minha parte", conta Fátima.

"As pessoas foram se abrindo, teve momentos que as pessoas estavam fazendo perguntas uma para a outra", conta Carlos.

"Eles estão indo ali para conversar. Então, é realmente um papo de pessoas que vão se mostrando e acho que vai ter essa conexão. E não estamos falando de coisas muito fora da realidade de todo mundo. São problemas mesmo, assim como a gente... Não são problemas, são questões cotidianas da vida de todos nós, que todos nós enfrentamos", completa.

Vera Fischer e Paolla Oliveira

Carlos Jardim destaca que um dos programas que deve chamar a atenção do público foi o que contou com Vera Fischer e Paolla Oliveira. "É um programa que também vale muito a pena para a gente prestar atenção, porque a Vera Fischer é uma pessoa que faz parte da vida de todos nós, da cultura brasileira, com muita força. Ela passou por muita coisa, e a gente está diante dela ali, tão inteira, tão reconstruída, tão verdadeira, tão sábia, eu senti muita emoção de ver a Vera daquela maneira ali", diz.

"Eu me senti assim também, sabia? Com o Felipe Camargo e o Fabio Assunção também, foi incrível a conversa com eles", complementa Fátima.

Transição do ao vivo para gravado

Após longos anos ao vivo no "Jornal Nacional" e "Encontro", Fátima estreia no formato gravado, que apesar de ter uma rotina mais puxada de gravações de frentes, permite que ela organize melhor sua rotina pessoal após o encerramento.

"Estou fazendo uma transição na verdade, porque o 'The Voice' tem o gravado e o ao vivo, então eu pude continuar vivendo dois momentos ali com o 'The Voice', e começo a gravar semana que vem essa última edição. Então também tem um pouco de cada um. Totalmente gravado é a primeira vez. Foram dias enlouquecedores. De muita correria, dia de gente ter que gravar duas vezes", conta.

Sandy foi sondada, mas não conseguiu participar

Fátima Bernardes conta que não teve dificuldades de receber um ok dos seus convidados para gravarem seu novo programa, a maioria deles já passou pelo "Encontro", conhece e simpatiza com a apresentadora. No entanto, uma convidada ficou fora da temporada por questão de agenda.

"Poderia dar o exemplo da Sandy, que estava super afim de fazer e, na verdade, ela tinha várias agendas naquele dia. A gente só tinha esses nove dias para gravar, então a gente não conseguiu", explica.

"Assim Como a Gente" tem direção artística de Fellipe Ayala, sob o comando de Raoni Carneiro e com o auxílio de Luciana Biazzi. O programa vai ao ar no GNT e no Globoplay, às sextas-feiras, às 21h30.