Fátima Bernardes fala sobre fobia de aviãoReprodução de vídeo

Rio - Fátima Bernardes, de 61 anos, participou do "Portugal Show", no Multishow e Globoplay +Canais, nesta segunda-feira. Em entrevista a Rafael Portugal, a apresentadora contou que tem pânico de avião. Apesar de tratar o problema, ela explica que ainda não teve uma boa evolução. 
"Tenho fobia, pânico mesmo. A aeromoça deve me olhar e pensar 'essa vai dar trabalho nesse voo'. Eu mudo a respiração, fico agoniada, tomo umas gotinhas... Meu pior é a decolagem, depois que ele está lá no alto (fico bem)... Eu observo tanto que às vezes eu quero orientar o piloto em algumas coisas, mas não consigo fazer a informação chegar lá", afirmou a jornalista. 
Fátima recordou uma situação em que ela deu uma "dica" pro piloto. "Estava voltando de Recife, não pousava no Rio de jeito algum, eu falava pra aeromoça: 'fala pra ele logo que não vai pousar, vai ficar rodando, manda ele logo pra Minas, vamos descer logo em BH, São Paulo também não vai dar'. Daqui a pouco, ele: 'vamos descer em Belo Horizonte'. Falei: 'se tivesse me avisado, a gente já estava lá. E a gente gastando esse combustível lá em cima'", brincou. 
Na atração, a apresentadora do "Assim como a Gente" destacou que faz acompanhamento para tratar o pânico de voar há anos, mas que ainda não sentiu uma melhora expressiva. "Eu faço acompanhamento, faço terapia para voar. Já fiz cognitiva-comportamental, a terapeuta viajou comigo para São Paulo para ver como era. Já fiz com realidade virtual, você faz com óculos e eu já mudo minha respiração e batimento só de ver que estou entrando no aeroporto. Faço muita coisa. É sofrido. Foi quando meus filhos nasceram que piorei. Eles estão com 25 e eu ainda estou assim".