Claudia Raia Renam Christofoletti / Divulgação

Rio - Claudia Raia, de 56 anos, retorna ao trabalho mais potente, feliz e motivada após o nascimento do filho, Luca, fruto do relacionamento com Jarbas Homem de Mello, de 54, em fevereiro deste ano. Afastada das novelas desde 2019, quando atuou em "Verão 90", a atriz "chegou chegando" em "Terra e Paixão", da TV Globo, e tem divertido o público como a trambiqueira Emengarda, mãe de Luigi (Rainer Cadete). Ela também se prepara para seu novo espetáculo musical, previsto para estrear em janeiro de 2024, sobre a pintora Tarsila do Amaral. 
"Amo trabalhar, eu amo o que eu faço. Voltar ao set foi muito importante para mim, a maneira como fui tão acolhida por toda a equipe e por todo o elenco. Foi realmente incrível. E foi um primeiro momento nessa volta: Terminei as gravações e já emendei no início de 'Tarsila, A Brasileira', meu próximo musical, em que eu vou atuar e produzir. Estou em um momento muito feliz e realizada, de muita plenitude", comenta. 
Como era de se esperar, a participação de Claudia na novela movimentou as redes sociais. A personagem caiu nas graças do público desde sua primeira aparição, na noite da última terça-feira (24), e os internautas fizeram vários elogios à artista devido ao seu talento. "Estou muito feliz com a repercussão", vibra. 
Em menos de uma semana, Emmy, como a personagem gosta de ser chamada, já aprontou todas. Foi expulsa do hotel em que estava hospedada por falta de pagamento, deu golpe em um turista e tem deixado o filho de cabelo em pé com sua ida a Nova Primavera, cidade fictícia onde se passa a trama. "Ela vai causar demais. Nem sei o que dizer. Ela chegou em Nova Primavera já mexendo com todo mundo. Irene (Gloria Pires) e Graça (Agatha Moreira) que se cuidem. Luigi perto dela nem trambiqueiro é, a verdade é essa", comenta a atriz, aos risos.
Disposta a se dar bem, a vigarista, por exemplo, vai tentar lucrar com informações sobre o passado de Agatha (Eliane Giardini). Emengarda alerta o filho sobre a ex-detenta e revela que a mãe de Caio (Cauã Reymond) matou colegas de cela envenenadas. "Vai movimentar essas e muitas outras tramas. Emmy é um furacão que vai passar, abalar as estruturas e vai embora", adianta a artista, que revela o que a motivou a aceitar o convite de Walcyr Carrasco para fazer uma participação especial no folhetim. 
"Ele me ligou e fez um convite tão carinhoso. Não tive como recusar. Voltar ao trabalho em uma novela dele, que sempre faz tantos sucessos, foi muito especial. O Luiz Henrique Rios, que é quem dirige a novela, também me deixou muito à vontade e fez de tudo para que eu conseguisse participar no prazo que eu tinha. Sou muito grata a eles", destaca.
E a emoção rolou solta nesse retorno aos estúdios. "Foi uma delícia voltar ao set, reencontrar grandes amigos, conhecer gente nova e tão talentosa", comemora Claudia, que enfrentou um grande desafio neste período: ficar longe do caçula por alguns dias, já que mora em São Paulo e as gravações aconteceram no Rio de Janeiro. Mas, como não há distância para o amor, a artista e o marido, Jarbas Homem de Mello, logo deram um jeitinho de contornar a situação. 
"Na primeira semana, eu fiquei aqui (no Rio) e Luca estava em São Paulo. Me deu muita saudade. Foi a primeira vez que fiquei tanto tempo longe dele assim. Foi uma sensação diferente. Na segunda semana, ele veio e ficou três dias aqui junto com o Jarbas. Deu para aplacar um pouco a saudade, mesmo que eu não ficasse tanto com ele. Só de chegar no hotel e vê-lo, brincar com ele um pouquinho já ajudava na saudade", recorda.
Clima gostoso nos bastidores
Nas redes sociais, Claudia compartilhou alguns registros bem divertidos ao lado dos colegas de elenco, entre eles, Gloria Pires, com quem contracenou pela primeira vez. "O clima nos bastidores foi incrível. Acredita que é a primeira vez que eu e Gloria Pires contracenamos juntas? Somos amigas de uma vida toda, trabalhamos juntas em outros projetos, mas nunca dividimos a cena. Trabalhar com Tony Ramos, que é outro amigo de uma vida inteira, foi maravilhoso. Rever o Cauã Reymond, que é meu filhote também, foi ótimo. E ganhar um novo filho, que foi o Rainer, também foi incrível. Nosso núcleo era muito divertido, com ele e a Tata Werneck. Foi um retorno muito feliz ao trabalho".
A artista ressalta que o acolhimento dos atores foi essencial, já que Emengarda "estreia" em uma trama em  andamento. "É muito desafiador entrar em uma novela que já está consolidada, que o elenco já está entrosado... Entrar ali, no começo, faz a gente se sentir um peixinho fora d'água. Mas eu fui tão bem recebida, tão acolhida, que logo logo entrei na sintonia".  
Novo espetáculo
Após as gravações de "Terra e Paixão", Claudia se dedica aos ensaios do novo espetáculo sobre a vida e obra da pintora e desenhista Tarsila do Amaral, conhecida pelo quadro "Abaporu" (1982). "Respiro arte mesmo e adoro trabalhar. Para mim, meu ofício é uma missão. Temos uma cultura tão rica no Brasil, tão diversa, somos um povo tão rico culturalmente, com tantas tradições. E meu próximo espetáculo é realmente sobre celebrar a nossa cultura, que é o musical 'Tarsila, A Brasileira', sobre a vida e obra de Tarsila do Amaral. Fiquei muito emocionada na nossa primeira leitura. A estreia está prevista para janeiro já. Os próximos meses serão de muito trabalho", diz.  
Etarismo
Referência como profissional, bem-sucedida, linda, sexy, mãezona, a artista é a prova de que a idade é apenas um número. "Não é fácil ser mulher em um país estruturalmente machista, onde uma mulher é vítima de feminicídio a cada seis horas. Você imagine, então, ser mulher com 56 anos em um mundo onde nos dizem o tempo todo que depois dos 40 não tem mais nada a fazer. Como assim, gente? Chega aos 40 e a gente tem que esperar o fim da vida? Onde já se viu isso?! Eu não aceito, jamais", desabafa. 
Ela ainda garante que os comentários etaristas não a "paralisam" e dá um conselho valioso para a mulherada. "Não me paraliso diante desses comentários, diante desses julgamentos. O exemplo que eu quero deixar é: vamos sonhar e planejar a longo prazo, seja com 20, 30, 40, 50, 60, 70... A gente sempre tem tempo, amor. Não aceite que te digam o que fazer. Outra coisa muito importante: se cuide desde sempre e se prepare para o futuro. Esse é um conselho muito valioso!". 
'Meu corpo é meu instrumento de trabalho'
Dona de uma beleza estonteante e belas curvas, Claudia se considera vaidosa na dose certa. "Eu sou uma pessoa que se cuida, especialmente, porque meu corpo é meu instrumento de trabalho. Eu preciso de estar com ele bem e preparado para o que eu preciso fazer em cena. Acredito que minha vaidade seja na medida. Mais que vaidade, tenho um cuidado grande com a minha saúde, porque quero estar me sentindo bem comigo mesmo, saudável".
Paizão
Papai de primeira viagem, Jarbas participa ativamente de cada momento do filho. Toda essa sintonia entre o artista e o bebê tem emocionado Claudia. "Sempre admirei o Jarbas e, agora, conhecendo esse novo lado dele, admiro ainda mais mesmo. O Jarbas como pai é maravilhoso! Ela é tão apaixonado pelo Luca, e o Luca por ele. A sintonia deles é tão linda... O cuidado que Jarbas tem, como ele está sempre presente, fazendo parte de todos os momentos... E ele adora quando as pessoas falam que o Luca é a cara dele", diverte-se. 
Relação franca 
Mãe de Enzo, de 26 anos, e Sofia, de 20, frutos do relacionamento anterior com Edson Celulari, Claudia comenta sua relação com os filhos mais velhos. "Somos muito próximos, temos uma relação muito franca e aberta. Conversamos sobre tudo. Quando eles me pedem conselhos, eu dou sim. Mas sempre entendendo que a vida é deles, que as escolhas são deles. Sinto um orgulho imenso de vê-los correndo atrás dos sonhos deles, construindo suas vidas, realizando e vivendo seus sonhos".