’Pablo Reprodução / Instagram

Rio - A série "Pablo & Luisão", que retrata as vivências do passado da família de Paulo Vieira, estreou no Globoplay, nesta quinta-feira (22). A trama, criada pelo humorista e com direção artística de Luis Felipe Sá, é estrelada por Ailton Graça, Otavio Muller e Dira Paes. A produção original do streaming conta com 16 episódios, já disponíveis na plataforma.

"É a história da minha vida, da minha família e de dois grandes amigos. A série fala do meu lugar no mundo. Descobri que quando falo das minhas origens, estou validando um monte de existências. Como artista, entendo que a minha missão é virar as câmeras para o lugar de onde eu vim. São 16 histórias, todas verdadeiras e passadas no período da minha infância e adolescência. Cada história começa e termina no próprio episódio. Meu pai e Pablo são dois sonhadores, azarados, empreendedores, duas crianças muito infantis e, acima de tudo, são dois esperançosos. Sempre pensam em criar algo novo. A cada episódio vamos ver uma de suas aventuras", contou Paulo.

O artista destaca que a série retrata praticamente tudo o que aconteceu durante a infância em Palmas, no Tocantins. "Como precisávamos criar a dramaturgia, tive que criar um diálogo ou outro nas histórias. Mas é doido pensar que pelo menos 80% do que se passa na série é verdade. O que a série tem de mais absurdo são as situações mais verdadeiras. Os episódios que as pessoas acham que têm mais mentiras, só têm verdade".
E para transformar as histórias de Luisão (Ailton Graça), pai do comediante, e de Pablo (Otavio Muller), seu melhor amigo, originárias de conversas lideradas por Paulo nas redes sociais, os criadores partiram de uma premissa: não renunciar à figura do narrador da história – o que consideram a alma desta trilha na internet. "Fomos descobrindo ao longo do processo muitas maneiras para essa narração: tem momentos em que o narrador fala para câmera, às vezes entra em off; em outras assume o papel de um personagem, como um motorista do ônibus ou o caixa do supermercado", explica o humorista.

O artista comenta como os familiares lidam ao terem as histórias expostas na internet e, agora, na série. "Minha família tem a liberdade de quem não vive na rede social. Eles vivem só o mundo real, onde já são amados e respeitados pela comunidade deles. Eles não entendem muito o que está acontecendo e não tiveram receio de terem seus casos expostos, encaram como uma homenagem. Eu não sei se eles são sem noção ou humildes”, descreve, aos risos, afirmando: “O que a série tem de mais absurdo são as situações mais verdadeiras. Os episódios que as pessoas acham que têm mais mentiras, só têm verdade".
Também fazem parte do elenco os atores Carlos Francisco, Rejane Farias, Patrícia Pinho, Wilson Rabelo, Marcelo Adnet, Clarissa Pinheiro, Davi Pinheiro, Gero Camilo, Rodrigo Fagundes, Rafael Vitti e mais. A série também conta com participações especiais, como as atrizes Solange Couto e Karine Teles.