João Silva comanda o ’Programa do João’, no SBTRogerio Pallatta / SBT

Rio - João Silva está de 'casa' nova! Depois de três anos na Band, o apresentador de 21 anos estreia no SBT, neste sábado (9), à meia-noite, no comando do "Programa do João". O filho de Fausto Silva se mostra animado e orgulhoso com o desafio profissional na nova emissora. 
"É uma honra... Aqui você vê que no entretenimento é só fera. Então, se pegar os nomes dos comunicadores aqui do SBT, para entender que o meu nome tá ali fazendo parte, um cara que está começando ali perto deles, é um orgulho danado", afirma ele, que explica os motivos de manter o nome da atração, que irá ao ar após o "Sabadou com Virginia".
"Primeiro que o 'Programa do João' é popular. O meu nome é João Silva, deve ser talvez o nome mais popular. Acho que ter o meu nome no título do programa é muito importante, até por conta mesmo que tem muitas pessoas gostam de mim e falam que adoram o programa e esquece que é João, é o filho do Faustão. Então, quanto mais a gente botar o João no nome mais as pessoas vão lembrar", avalia.
Com um novo formato, o programa será gravado em estúdio e em externa, e terá sete quadros, ao todo. Entre eles está o game "Duelo de Gerações", "onde a geração mais nova, 'time Enzo', responde perguntas do time raiz, mais velho" e vice-versa. "Está super divertido. Tem debates também dentro desse quadro", adianta o apresentador. Os outros são o "Anônimo por um dia", "Antes do valendo", "Bastidores e curiosidades do SBT", "CLTreta", "Na fonte do sucesso" e "Voltando a fita".
Na estreia, o jogador Neymar e o pai, Neymar Santos, enfrentam um desafio de jogo de botão e falam sobre família e legado. João, então, entrega possibilidade do pai participar da atração. "Ainda tem que convencer ele de me dar a entrevista, mas eu tenho certeza que ele vai dar em algum momento. Tem que convencer ele, meu pai é difícil dar entrevista", pontua. 
O 'Programa do João' deve agradar o público de todas as idades, de acordo com o apresentador. "É o que eu amo fazer, a televisão aberta, ela tem esse entretenimento democrático, tem um entretenimento raiz, então podemos comunicar com o público mais velho, mas a audiência, que é do SBT também, do 'Programa do João', ela vai ser destrinchada em um minuto de corte, em 30 segundos de corte. Então, eu falo que hoje em dia a audiência não é só quem assiste ao programa inteiro, é quem assiste o corte também, faz parte e consome o 'Programa do João'", analisa. 
E por falar em audiência, João reflete: "É um programa novo. A ideia de audiência também tem que ser nova. Quero saber que a gente está com uma boa audiência no Ibope, o esperado pela casa, e, além disso, que eu abra o Instagram no dia seguinte e veja que um corte do programa bateu 10 milhões de visualizações... Isso também é audiência e me deixa com uma alegria danada, ver as pessoas comentando, as matérias saindo nos sites, a repercussão. Tem vários programas de televisão que, às vezes, têm uma audiência muito boa, mas não tem uma repercussão. Outros não têm a mesma audiência, mas têm uma repercussão gigantesca. É uma mistura de vários fatores, pelo digital, pelo TikTok e pelo Ibope".