Rio - Dona de um carisma de 'milhões', Ana Clara, de 28 anos, retorna ao comando do "Estrela da Casa", reality musical da TV Globo, que estreia nesta segunda-feira (25), logo depois de "Vale Tudo". Após roubar a cena e receber inúmeros elogios pela desenvoltura na primeira temporada do programa, a apresentadora comenta que se sente ainda mais à vontade nesta nova edição por já conhecer o ritmo de trabalho.
fotogaleria
"Eu me sinto mais segura, não pelos elogios - e fico muito feliz pelos elogios -, mas porque eu já conheço a dinâmica do programa. Apesar de termos bastantes mudanças esse ano, como eu já conheço a dinâmica, o dia a dia da minha função dentro do reality, me sinto muito mais à vontade, muito mais tranquila para comandar. Acho que tudo que a gente faz com frequência, a gente se acostuma e consegue se habituar para cada vez fazer de uma maneira mais tranquila. Então, me sinto mais segura e estou muito feliz, muito empolgada com essa nova temporada", comemora.
Entre as novidades do reality musical, que une convivência e música, está a chegada de Michel Teló na função de mentor. Conhecido por sucessos como "Fugidinha", "Humilde Residência" e "Ai Se Eu Te Pego", o sertanejo auxilirá e acompanhará a trajetória dos participantes ao longo da atração. Ana não poupa elogios ao colega, que tem 30 anos de experiência profissional.
"Ele é ótimo! A gente tem se encontrado nas agendas do 'Estrela da Casa' mesmo, antes só tínhamos nos esbarrando nos corredores da Globo. Mas eu sempre fui fã do Teló, pessoal e profissionalmente falando! Essa é a nossa primeira vez trabalhando juntos, e a troca já tem sido muito boa. Ele é um grande parceiro! Além disso, tenho certeza de que tê-lo como mentor, acompanhando a jornada dos nossos participantes do início ao fim, vai acrescentar muito à competição. Ele tem muito a dividir da própria experiência com esses competidores", acredita.
Dinâmicas como "Desafio" - em que o grupo precisa compor músicas semanalmente -, "Dono do Palco" - para testar as habilidades e conhecimentos musicais dos participantes - e "Duelo" - onde dois competidores disputam uma imunidade - fazem parte do programa. Oficinas de musicalidade, voz, corpo e com convidados de mercado, visita de famosos e mais apresentações no "Festival" também estão garantidas. A votação, neste ano, será feita exclusivamente pelo público.
Ana Clara 'adorou' as mudanças feitas na atração. "Atendendo a um pedido do próprio público, esse ano a temporada tem mais apresentações musicais dos participantes, todas as atividades são voltadas para a música, das oficinas às provas, e teremos um número ainda maior de cantores consagrados nos visitando, como jurados dos 'Festivais' ou em dinâmicas temáticas. Isso vai gerar mais conhecimento musical para os nossos competidores e, consequentemente, para quem assiste ao 'Estrela'. Sei que sou suspeita para falar, mas vai ser muito legal fazer essa imersão junto com eles", analisa.
Ao todo, o reality terá 14 participantes. "São cantores extremamente talentosos e aposto que também são fortes em termos de competição. Eu amei! Adorei tanto individualmente, quanto o grupo que eles formam juntos. Acho que eles vão conseguir impactar o público de maneiras diferentes, se comunicando com múltiplos gêneros musicais, cada um representando um segmento. Estou ansiosa para vê-los no ar!", entrega Ana Clara, que revela o que é necessário para se tornar a grande 'Estrela da Casa'.
"Uma entrega muito grande. Este ano, a gente está propondo o desafio do programa para pessoas que já têm uma estrada profissional na música; ou trabalham 100% com música ou praticamente toda a renda deles vem da música. Então, é necessária realmente uma entrega muito grande para que eles consigam evoluir em todos os aspectos que vamos apresentar, em todas as dinâmicas, oficinas, provas, todos os desafios que vão ter. É um reality show, no final das contas, então a música é o nosso fio do condutor, sim, mas encantar o público, ter o carisma e conseguir capturar as pessoas, só depende deles".
Assim como na temporada anterior, a apresentadora - que ganhou notoriedade nacional no "Big Brother Brasil 18" - pretende se envolver com os participantes, sem impactar no jogo, claro, ao brincar, aconselhar e até confortar eles.
"Quando fizemos a primeira temporada, a direção me deu muita liberdade para criar, no sentido de levar para a apresentação do 'Estrela da Casa' a minha personalidade. Eu gosto de me envolver, já estive em um reality de confinamento, então, entendo que cada contato com pessoas de fora traz um gás para quem está participando. Por isso, eu gosto de me manter próxima deles. Fora o fato de eu ser apaixonada por música, o que nos aproxima demais. Eu posso entrar no CT (Centro de Treinamento) do 'Estrela' durante a competição, o que também facilita essa proximidade, além de estar do ladinho deles nos palcos dos 'Festivais'. Gosto muito desse formato!".
Pagodeira
Ana Clara comenta que é pagodeira assumida. A apresentadora, então, abre o jogo e revela quais artistas fazem parte da playlist dela. "Eu amo pagode! Gosto muito de música brasileira, sou bastante eclética, mas pagode é o gênero que mais escuto no dia a dia. Minha playlist tem dos mais novos aos clássicos do gênero, como Ferrugem, Dilsinho, Péricles, Belo. E, agora, já tem também as músicas dos participantes da nova temporada do 'Estrela da Casa', é claro! Eu inclui assim que foram lançadas e recomendo que todos façam o mesmo. Eles estão mandando muito bem!", elogia.
No ano passado, inclusive, a artista soltou a voz ao lado de Belo durante a "Jam Session". Ela entrega se pretende dar mais algumas 'palinhas' neste ano. "Amo pagode, como disse. Nesse dia não teve nada planejado; o Belo me estendeu o microfone durante a música, e eu não podia perder a oportunidade de dar uma 'canja' logo com um dos maiores nomes do gênero. É claro que não sou nenhuma cantora profissional, entendo que a minha função ali não é essa, mas eu amo música! Toda chance que eu tiver de me divertir nesse programa, vou aproveitar, por que não?".
Questionada sobre uma música que marca o momento atual, Ana reage. "Olha, que difícil... Eu sou uma pessoa que gosta de ouvir de tudo. Com certeza no ano que vem vou ter músicas que me marcaram muito nessa fase do programa, que vão ser as músicas que eu escutar mais indo para a Globo. Eu sou muito de ouvir música o tempo todo, sou muito movida a música para tudo que eu faço no meu dia a dia. E o momento de ouvir minhas músicas dentro do carro, curtir cantando, no trajeto, são essas que sempre ficam comigo".
Figurinos
Os figurinos de Ana Clara chamaram a atenção na primeira temporada do reality musical. De acordo com a apresentadora, ela continuará caprichando nas produções, que terão mais brilho. "Que bom que gostaram! Esse ano eu vou acompanhar a questão da música ainda mais presente no reality e levar essa estética para os looks também. Eles vão remeter a essa coisa dos festivais, dos shows, com uma pegada mais noturna e com mais brilho".