Rayane Figliuzzi, namorada de Belo, gosta de comer hambúrguerJovi Creation / Divulgação

Rio - Irresistível, o hambúrguer tem um dia para chamar de seu: 28 de maio. A boa notícia é que dá para celebrar a data sem culpa, já que dependendo da qualidade dos ingredientes, o lanchinho saboroso deixa de ser um 'vilão' e pode fazer parte de uma rotina saudável, inclusive para quem deseja perder peso.


"Com a seleção adequada dos ingredientes, o hambúrguer pode perfeitamente fazer parte de uma alimentação saudável. O grande problema está nos acompanhamentos calóricos e industrializados, que comprometem seu valor nutricional", explica a nutricionista Laíta Babio.
A profissional, então, aconselha: "Opte por pães integrais ou de fermentação natural, que oferecem mais fibras e nutrientes; utilizae carnes magras, frango ou hambúrgueres vegetais caseiros com leguminosas, cogumelos ou grãos integrais; substitua queijos processados por ricota, cottage ou queijo minas light; inclua vegetais como alface, rúcula, tomate, cebola roxa, pepino ou cenoura ralada; e prepare molhos caseiros com iogurte natural e ervas frescas, evitando maioneses e molhos prontos".  
O ideal é limitar o consumo da delícia a, no máximo, uma vez por semana. No entanto, a qualidade da composição é ainda mais relevante do que a frequência. "Um hambúrguer preparado com carne magra, vegetais frescos e pão integral pode ser tão nutritivo quanto uma refeição tradicional, desde que haja equilíbrio no restante do dia", destaca Laíta.
A influenciadora digital Rayane Figliuzzi conta que não dispensa um bom hambúrguer de vez em quando. "Acredito muito no equilíbrio. Cuidar do corpo e da saúde é um compromisso que tenho comigo mesma — não apenas por uma questão estética, mas, sobretudo, por qualidade de vida. Sou mãe, e a maternidade muda a nossa forma de pensar. Quero estar bem, com saúde e disposição, para acompanhar todas as fases do meu filho. Mas também me permito celebrar os bons momentos — seja saboreando um hambúrguer ou brindando com uma taça de champanhe. Claro que não é algo para todos os dias, mas, quando escolho me presentear com um hambúrguer, por exemplo, procuro versões mais leves: carne magra, pão com menor teor calórico, menos molhos e, sempre que possível, adiciono uma salada. O mais importante é ter consciência e equilíbrio nas escolhas", diz a namorada do cantor Belo.
Para quem quiser comemorar o dia do hambúrguer, Laíta ensina o passo a passo de uma receita saudável, para uma porção individual. "Essa combinação contém aproximadamente 350 kcal e pode, inclusive, substituir uma refeição principal em um dia com planejamento nutricional adequado", destaca. 
Confira: 
Ingredientes:
•100g de carne magra moída (como patinho)
•1 dente de alho e temperos naturais a gosto
•1 fatia de queijo branco light
•1 pão integral
•Folhas de alface, rodelas de tomate
•1 colher (sopa) de molho de iogurte com ervas frescas

Modo de preparo: Modele o hambúrguer com a carne temperada e grelhe sem adição de óleo. Monte o lanche com os vegetais frescos, o queijo e o molho caseiro.