Nutricionista explica como uma alimentação saudável pode contribuir para o bem estar Reprodução
“Alguns alimentos como frutas, verduras, legumes, ervas e temperos são considerados diuréticos, pois ajudam o bom funcionamento dos rins, facilitando a filtragem que esse órgão faz. Ou seja, limpam as toxinas do organismo através da urina”, comenta a nutricionista Cintya Bassi, do São Cristóvão Saúde.
Coco: Sua água possui alta quantidade de potássio e magnésio, o que auxilia na eliminação de líquidos.
Limão: É outra opção de fruta rica em potássio, além de fibras e manganês. Conhecido por reforçar o sistema imunológico graças à quantidade de vitamina C.
Maçã: Diurética natural, graças à boa quantidade de potássio e vitamina B6, além de possuir pectina, que melhora o funcionamento intestinal.
Melancia: Com alto teor de água, essa é uma fruta aliada da hidratação. Além do poder diurético, possui licopeno, uma substância que auxilia na prevenção contra o câncer, especialmente de próstata e mama, e de doenças do coração.
Melão: Diurético, possui ainda propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento. Pelo alto teor de potássio, possui também ação cardioprotetora, ajudando a equilibrar os níveis de pressão arterial, e fibras, que auxiliam na regulação do intestino, melhorando também o desconforto causado pela constipação.
Pera: Além de auxiliar na eliminação de líquidos, possui pectina, uma fibra também relacionada ao melhor funcionamento intestinal e que está envolvida no controle glicêmico e do colesterol.
Já passou da hora de investir em hábitos saudáveis e a começar pela alimentação equilibrada. Então, comece hoje uma vida melhor! Não importa a época do ano, sempre existem opções agradáveis ao paladar e de fácil implementação no dia a dia, para contribuir com a saúde.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.