Aprenda a técnica de tranças usada por Rebeca Andrade e CariúchaReprodução
São tranças feitas com acréscimo de cabelo, podendo ser orgânico ou humano, em toda sua estrutura. O tempo que leva para ficar pronto esse cabelo sempre varia de acordo com a quantidade de cabelo, quantas profissionais de trança estão fazendo e também com o modelo escolhido. Tranças finas e longas, por exemplo, levam mais tempo. Mas em média leva de 6h a 8h para fazer.
Sua durabilidade está atrelada à saúde do cabelo, da textura, da técnica utilizada pelo trancista, assim como os produtos utilizados e também os cuidados de quem usa. Tendo em média a mesma duração das box braids convencionais de 30 a 60 dias. Inclusive esse é o tempo máximo que é indicado para quem usa tranças, para manter a saúde do seu cabelo.
Não. Um cabelo com menos de 5 cm desde a raiz, fica muito curto para o uso desse penteado. Cabelos fragilizados, sem os cuidados básicos, também não é recomendado o uso, pois tudo que causa tração por muito tempo pode piorar essa condição. Em relação às texturas, pode ser feito em lisos, ondulados, cacheados e crespos. Basta ter um cabelo saudável e com o tamanho mínimo de 1 palmo a contar da raiz para ser trançado de forma segura.
O que é alterado de acordo com a textura do cabelo é a durabilidade dessas tranças. Feitas em condições normais, tende a escorregar mais em texturas mais lisas.
De imediato, deve evitar penteados nos primeiros dias, diariamente usar touca ou fronha de cetim pra evitar o frizz, tanto na trança, quanto no cabelo. Na lavagem, sempre utilizar produtos neutros diluídos para diminuir a concentração de resíduos no couro cabeludo. Com os cachos, os cuidados são voltados a desembaraçar e evitar que embole de maneira definitiva, utilizando produtos feitos para o tipo de cabelo escolhido.
Também é possível cuidar do seu cabelo enquanto usa tranças, com a utilização de tônicos capilares que estimulam o crescimento e fortalecimento dos fios, apenas no couro cabeludo que fica exposto durante o período de tranças.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.