Fruta está relacionada à promessa milagrosa que gera efeito imediato no combate às rusgasReprodução/internet

Olá, meninas!
Basta uma passada rápida pelas redes sociais para me deparar com uma infinidade de receitas caseiras que prometem milagres para a pele. É clara de ovo aqui para “levantar” o rosto, casca de banana ali prometendo suavizar rugas... Esse último, inclusive, se tornou até trend no TikTok. 

Quem nunca parou por alguns segundos naquele vídeo que jura devolver dez anos de juventude com algo que você tem na cozinha? É tentador — especialmente quando a promessa é rápida, barata e supostamente “natural”.

Mas a realidade é que, por trás dessas dicas aparentemente inofensivas, existem riscos que muitas vezes são ignorados. 

Não estou aqui para julgar quem testa essas alternativas. Cada uma de nós sabe o que cabe ou não na sua rotina de cuidados. Mas acredito que vale sempre o alerta: nem tudo que viraliza é seguro, e nem tudo que é caseiro é melhor. Cuidar da pele é um ato de carinho, mas também de responsabilidade.
Pensando nisto, conversei com a dermatologista Ana Carolina, onde pude tirar algumas dúvidas que com certeza irão esclarecer muitas questões para vocês também. Confira a entrevista com a doutora:
Por que algumas pessoas acreditam que a casca de banana pode funcionar como um "botox natural" para o rosto?
Algumas pessoas acreditam que a casca da banana pode funcionar como um botox natural, porque a banana realmente contém vários nutrientes que são benéficos para a nossa saúde de uma maneira geral e também para a saúde da pele, como por exemplo, vitamina A, vitamina C, várias vitaminas do complexo B, além de outros componentes que têm ação antioxidante, vários minerais também presentes na banana. Então, é por esse motivo e obviamente também por conta da trend nas redes sociais de pessoas influenciadoras aplicando banana na pele que este assunto está em alta para o público.

A casca de banana pode ser útil no tratamento de acne e irritações? Se sim, de que maneira?
Não. A Sociedade Brasileira de Dermatologia não recomenda, em hipótese alguma, o uso de receitas caseiras e também não recomenda a aplicação de frutas, legumes, vegetais de forma direta na pele. A gente sabe que diversos alimentos têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, vários benefícios para a nossa saúde, como eu citei. Mas quando a gente faz um estudo para avaliar o benefício dessas substâncias, a gente estuda cada substância isoladamente numa determinada concentração específica. Esse ativo naquela determinada concentração é benéfico e seguro para a saúde da pele, por exemplo. Diretamente a fruta na pele ou algum outro alimento, a gente não tem a segurança da concentração que está sendo aplicada, então é totalmente diferente de você utilizar um creme que contém vitamina C, que contém vitamina A, que contém vitaminas do complexo B, de você pegar uma fruta e aplicar diretamente na sua pele. Inclusive, esse uso direto pode ocasionar efeitos colaterais, como, por exemplo, alergias, dermatite de contato, reações que a gente chama de fitofotodermatose ou fitofotodermatite, que é a queimadura na pele. Têm queimaduras até graves que são ocasionadas quando você aplica uma determinada fruta na pele. Um exemplo clássico é o limão, ainda mais quando se expõe ao sol. Então ainda tem esse risco também, e a gente não recomenda o uso direto na pele.
Quais são os tratamentos alternativos mais seguros e eficazes para o cuidado da pele e redução de rugas?
Os tratamentos mais consagrados para o tratamento de rugas e do envelhecimento da pele de uma forma geral são aqueles que a gente realiza em consultório, como, por exemplo, aplicação de toxina botolínica, bioestimuladores de colágeno, ácido hialurônico, laser, ultrassom microfocado, rádio e frequência. Enfim, existem diversas tecnologias e tratamentos que são bastante eficazes para o tratamento das rugas, da flacidez da pele e das alterações decorrentes do processo de envelhecimento. É fundamental também salientar que o cuidado no dia a dia é superimportante, que haja a higienização da pele constantemente, que a pessoa aplique sempre protetor solar todos os dias. Então esse cuidado em casa e principalmente a fotoproteção são fatores fundamentais também para a prevenção e combate ao envelhecimento da pele.
Atualmente as pessoas têm buscado alternativas mais naturais, então talvez até por isso pode ser explicada essa questão do uso da casca de banana para os pacientes que desejam esse rejuvenescimento de forma mais natural. O que nós, dermatologistas, recomendamos são principalmente os tratamentos que a gente chama hoje em dia de medicina regenerativa, que é quando você está regenerando a função celular para que a sua célula consiga voltar a produzir colágeno como quando ela era uma célula mais jovem.
Então essas terapias regenerativas, como por exemplo o uso de bioregeneradores, até mesmo bioestimuladores, equipamentos como uma radiofrequência volumétrica, por exemplo, são tratamentos que regeneram a função do fibroblasto e fazem com que a nossa pele rejuvenesça. Esse tipo de tratamento a gente considera como um rejuvenescimento natural porque está estimulando a própria pele a produzir colágeno. E se o paciente quiser uma opção sem nenhuma inflamação, por exemplo, hoje em dia a gente já tem tecnologias nesse sentido também, como as radiofrequências volumétricas.
Qual a principal diferença entre os efeitos da casca de banana e o botox?
A principal diferença entre o efeito da casca de banana e do botox é que o paciente, ao utilizar a casca de banana, pode até perceber alguma melhora ali momentânea na pele, isso sem contar com qualquer efeito adverso. É importante salientar que realmente a gente não recomenda esse tipo de tratamento. Já a toxina botulínica atua em primeiro lugar no músculo, na placa neuromuscular, local onde a casca de banana não consegue chegar de forma alguma. Então, o botox vai ter esse efeito muito mais eficiente em redução das rugas de expressão e muito mais duradouro, e com a devida comprovação científica e milhares de comprovações científicas ao longo de muitos anos então são essas as diferenças.
Gostaram das dicas? Espero por vocês á no meu Instagram (@gardeniacavalcanti), e também lá no Vem com a Gente, programa da TV Band Rio transmitido ao vivo, de segunda a sexta, a partir das 13h40.