Sessão plenária na Câmara de Duque de CaxiasVictor Hugo/ Art Vídeo/Divulgação

Duque de Caxias - Na última sessão plenária, presidida pelo vereador Celso do Alba (MDB), diversos vereadores da Câmara Municipal de Duque de Caxias reivindicaram a regularidade no abastecimento de água aos munícipes. A demanda tem sido recorrente desde que a empresa responsável, Águas do Rio, assumiu a prestação de serviço no município.

Os vereadores Catiti (Avante), Vitinho Grandão (SD), Alex Freitas (SD), Delza de Oliveira (Patriota), Clovinho Sempre Junto (Patriota), Anderson Lopes (Republicanos) e Nivan Almeida (S/partido) utilizaram a tribuna para pontuar as reclamações de moradores de diversos bairros relacionadas à falta d’água.

Vitinho Grandão relata, com indignação, um ofício recebido por todos os vereadores, em seus respectivos gabinetes, para comparecer à sede da empresa Águas do Rio, no dia 29/03, às 10h, com o objetivo de prestar contas do trabalho realizado até o momento. Em contrapartida, Vitinho sugeriu que o local da reunião seja transferido para a Câmara Municipal, visando garantir a transparência.

A sugestão foi apoiada pelo vereador Alex Freitas, que reforçou o pedido para que o presidente Celso do Alba coloque em votação um requerimento de sua autoria para criar uma Comissão Permanente de Recursos Hídricos, Esgoto e Energia.

Sobre o tema, o vereador Nivan Almeida enalteceu a importância do diálogo e da fiscalização, mas esclareceu que a resolução deste problema ultrapassa as funções do Legislativo.
“Não temos a competência, o poder ou a prerrogativa de solucionar os problemas da água, mas podemos orientar os munícipes sobre a Lei de Defesa do Consumidor para que usem desse recurso jurídico, quando necessário. Não é possível que a população pague uma taxa de esgoto, sem que o tratamento seja realizado no município”, comentou Nivan.