Obra de canalização do Canal Caboclo, em Duque de CaxiasDivulgação

Duque de Caxias - Como parte do processo de reurbanização de Vila Ideal e Parque Vila Nova, o maior projeto de desfavelização em andamento no país, a Prefeitura de Duque de Caxias prossegue com a obra de canalização do Canal Caboclo, que corta as duas comunidades. A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil está cuidando, no momento, da escavação para alteração provisória de curso d’água, estabilização do fundo do canal, assentamento de galerias e aduelas, concretagem de laje superior e uso de motobomba para drenagem de esgoto. A obra conta com a parceria dos Governos Estadual e Federal.
Obra de canalização do Canal Caboclo, em Duque de Caxias - Divulgação
Obra de canalização do Canal Caboclo, em Duque de CaxiasDivulgação


A Canalização está sendo realizada com o aumento da calha do canal e a criação de uma área de reserva de água para os períodos de cheia, que ocorrem em épocas de fortes chuvas. Com isso, enchentes e alagamentos de ruas e casas da região ficarão no passado. Casas localizados nas margens do canal, dentro da área demarcada de proteção ambiental, foram retiradas. As secretarias municipais de Urbanismo e Habitação negociaram a saída dos antigos moradores destas moradias para outras unidades habitacionais construídas ou adquiridas pela Prefeitura.

A obra de desfavelização em Vila Nova e Vila Ideal vai beneficiar 4 mil famílias. Será construído, na região, um condomínio com moradias dignas para os moradores do local, em substituição às habitações sem infraestrutura que lá existem, erguidas de forma desordenada. A prefeitura também vai construir uma creche, escola, área de lazer e uma unidade básica, garantindo, assim, o acesso dos beneficiados a serviços públicos essenciais.