Limpeza dos canais de Duque de CaxiasDivulgação

Duque de Caxias - A Secretaria de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias segue com o trabalho de limpeza dos rios, canais e valões que cortam o município. A ação, que conta também com parceria do governo estadual, mobiliza, durante todo o ano, homens para o trabalho manual em locais de difícil acesso para maquinários. O serviço faz parte dos programas de combate a enchentes, implantado em 2017, pela Prefeitura, e Limpa Rio, do Estado.
Limpeza dos canais de Duque de Caxias - Divulgação
Limpeza dos canais de Duque de CaxiasDivulgação


Esta semana, a Prefeitura está trabalhando no canal da Rua Três, em Jardim Primavera, de onde já foi retirada grande quantidade de detritos e vegetação. Na região do segundo distrito já foi concluída a desobstrução dos canais Jaques de Molay (Jardim Primavera) e do Rio do Paulo, na Vila Urussaí.

Além da limpeza dos córregos, os trabalhadores recolhem grande quantidade de lixo jogado nas margens. É comum as equipes recolherem objetos de grandes volumes, como sofás, troncos de árvores, e até fogões e geladeiras, além de sacos de lixo e garrafas pet.

Apesar do trabalho ininterrupto da Prefeitura para proporcionar bem-estar aos moradores das regiões cortadas pelos cursos d"água, em algumas localidades ainda é comum o descarte de detritos e entulhos em local inapropriado. A obstrução dos córregos dificulta o escoamento das águas nos dias de chuva forte e provoca alagamentos, afetando, principalmente, moradores ribeirinhos.
Limpeza dos canais de Duque de Caxias - Divulgação
Limpeza dos canais de Duque de CaxiasDivulgação
Balanço
Ao todo, nove cursos de água foram alvo da secretaria desde o início de março: os canais do Bananal, em Jardim Leal; Jacques de Molay, em Jardim Primavera, Cristóvão Colombo, em Parada Angélica; do Jardim da Paz, em São Bento; das Velhas, em Nova Campinas; do Parque das Missões e do Jardim Olimpo, além do Rio do Paulo, em Vila Urussaí. As equipes utilizam escavadeiras para a retirada de toneladas de entulho, areia e plantas que nascem nos leitos, dificultando o fluxo da água. Em locais que as escavadeiras não alcançam ou não podem ser utilizadas, o material é retirado de forma manual.

Boa parte do material retirado dos canais, acarretando em sua obstrução e em enchentes, foi despejado neles pela própria população. As equipes da Secretaria colhem, em seu trabalho, pedaços de madeira, móveis velhos, garrafas pet, entre outros objetos que deveriam ter ido para o lixo. A prefeitura pede o auxílio da população para que não jogue dejetos nos cursos de água, colocando-os nos locais designados para a coleta. Isso torna mais ágil o serviço da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), que faz coleta regular de lixo domiciliar nos bairros da cidade três vezes por semana. O órgão mantém, à disposição da população, os telefones 2674-9090 e 2674-9017 para denúncias, solicitação de coleta de lixo e retirada de entulho. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.