Caxias debate sobre segurança nas escolasDivulgação

Duque de Caxias - A segurança nas escolas foi o assunto principal de um debate entre várias Secretarias da Prefeitura de Duque de Caxias, na última segunda-feira (10). Na ocasião, aconteceu uma reunião intersetorial com responsáveis pela Segurança Pública do município na sede da SMSP. Estiveram presentes agentes da Guarda Municipal, do 15º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e da Polícia Civil, além de servidores municipais da Secretaria de Educação, Segurança Pública, Fundec e o presidente da OAB-DC, Wagner Botelho.
Durante a reunião, os profissionais dialogaram sobre a atual situação de violência em todo o Estado do Rio de Janeiro, que preocupa funcionários, pais, responsáveis e os estudantes das unidades escolares. Na oportunidade, foram debatidas orientações necessárias acerca de circunstâncias que possam comprometer a integridade física de toda comunidade escolar.
Caxias debate sobre segurança nas escolas - Divulgação
Caxias debate sobre segurança nas escolasDivulgação
Segundo o secretário de Segurança Pública, Roberto Gabriel de Souza, foi enviado um efetivo maior de guardas municipais para realizar a ronda escolar.
“Vamos também oferecer um treinamento de Defesa Pessoal para os funcionários que trabalham nas portarias das Unidades Escolares. Esta capacitação será ministrada pela Guarda Municipal” disse Souza.
De acordo com a secretária de Educação, profª Iracema Costa, em caso de necessidade, fatos deverão ser reportados imediatamente à SME.
“Enviamos ofícios às direções das escolas do município. O documento orienta sobre quais os procedimentos que deverão ser adotados em casos de violência”, explicou.
“Vale reforçar que todos os profissionais devem estar atentos a atitudes suspeitas ou ameaças realizadas. Os portões devem ser devidamente fechados após a entrada dos alunos, mantendo sempre um profissional da unidade escolar na portaria. Também é importante não permitir que estranhos entrem e permaneçam nas dependências da escola”, reforçou a secretária Municipal de Educação.
Vereadores também debatem
Caxias debate sobre segurança nas escolas - Divulgação
Caxias debate sobre segurança nas escolasDivulgação
Na última sessão plenária, presidida por Celso do Alba (MDB), eles reforçaram a necessidade de fortalecimento e da integração das polícias, Guarda Municipal e da Secretaria de Segurança Pública para evitar que as tragédias se repitam. O vereador Michel Vila Nova (PSDB) foi o primeiro a comentar o assunto.
“Acredito ser extremamente necessário convocarmos uma audiência pública para debater com especialistas a questão da segurança nas escolas”, disse ele, apontando que os atos violentos têm comprometido o ano letivo dos alunos.

O papel do vereador em situações como estas foi destacado por Delza de Oliveira (Patriota) que demonstrou os transtornos que a sociedade vem passando.
“Tenho recebido várias ligações de donos de escolas e diretores das escolas públicas que estão muito preocupados com as nossas crianças”, disse ela, reiterando ao secretário municipal de Segurança, Beto Gabriel, que esteve presente durante a sessão, ações efetivas da pasta.

O vereador Claudio Thomaz (União Brasil) reforçou as palavras de Delza de Oliveira.
“Tenho certeza de que o nosso secretário, que é um profissional da área da segurança pública, já está trabalhando para aumentar a ronda escolar e dar mais segurança aos alunos e tranquilidade aos pais”.

Nivan Almeida destacou a importância do diálogo e da união entre os órgãos de segurança. Ele também ressaltou a Lei nº 1.762/03, de sua autoria, pioneira no país, que trata da saúde e da segurança nas escolas.
“Ela precisa ser exercitada pelo Poder Executivo, por meio da Secretaria de Educação com seminários, oficinas etc. na Rede Municipal, a fim de trazer soluções às demandas da comunidade escolar e dos professores”.

Já o aumento do efetivo da Guarda Municipal foi novamente apontado pelo vereador Alex Freitas (SD).
“Fiz a solicitação de um concurso público para que possamos ter os guardas municipais também nas escolas para garantirem a segurança dos nossos alunos”, explicou ele.