Operação contra furto de energia em CaxiasDivulgação

Duque de Caxias - Uma operação realizada pela Enel Distribuição Rio em parceria com a Polícia Civil e peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) encontrou furto de energia em três residências no bairro do Pilar, em Duque de Caxias. A ação terminou com a prisão em flagrante dos três responsáveis pelos imóveis, que foram liberados após o pagamento de fiança.
A inspeção no local foi realizada a partir de uma denúncia feita à 60ª DP (Campos Elíseos), sobre rede clandestina que fornecia energia a residências em uma área onde estaria ocorrendo desapropriação e desocupação de imóveis pelo poder público. A denúncia foi confirmada durante a operação: os técnicos constataram que uma ligação direta na rede da Enel Rio abastecia três casas.
Além de ser crime, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.
Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a Enel Distribuição Rio realiza, além dos operativos, diversos projetos sociais em comunidades, com informações sobre o uso eficiente de energia, programas para geração de emprego e renda e revisão gratuita de instalações elétricas de consumidores com menor poder aquisitivo.
Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia podem fazer isso pelo site https://www.enel.com.br/ ou via aplicativo da Enel Rio. Não é necessário se identificar.