Caxias reflete sobre significado do 13 de maioDivulgação

Duque de Caxias - Duque de Caxias realizou um evento marcando a passagem do dia 13 de Maio, dia da assinatura da Lei Áurea, que aboliu oficialmente a escravidão no Brasil em 1888. Na última sexta-feira (12/05) ocorreu, na Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola, na Praça do Pacificador, a “Reflexão sobre o 13 de Maio na Contemporaneidade”, reunindo roda de conversa, apresentação cultural e feira de artesanato. Organizado pela Conselho Municipal de Direitos do Negro e da Promoção de Igualdade Racial e Étnica (COMDEDINEPIR), teve como proposta dialogar sobre o significado da data nos dias de hoje, discutindo quem e o que realmente merecem destaque ao se falar sobre a luta pela libertação dos negros e contra a discriminação étnica.
Caxias reflete sobre significado do 13 de maio - Divulgação
Caxias reflete sobre significado do 13 de maioDivulgação


Do lado de fora da biblioteca, além de uma Feira de Artesanato com itens à venda ligados à cultura afro-brasileira, ocorreram apresentações de samba de roda, capoeira e maculelê. Em seu interior, o evento contou com uma roda de conversa sobre antirracismo e o 13 de Maio como tema, tendo, como mestre de cerimônias, o Dr. Luiz Felipe Roque, advogado, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB de Duque de Caxias e representante da organização no COMDEDINEPIR.
Caxias reflete sobre significado do 13 de maio - Divulgação
Caxias reflete sobre significado do 13 de maioDivulgação
“Queremos sair na frente, marcando em Duque de Caxias o 12 de Maio como um dia para se refletir sobre o dia 13 e sobre o racismo estrutural em nossa sociedade. Nossa roda de conversa procurou ser bem abrangente, com a presença de advogados, uma assistente social e um psicólogo que conhecem e lidam com tema”, afirmou Dr. Roque.

O evento contou com o apoio das Secretarias de Cultura e Turismo; Esporte e Lazer; Educação; Assistência Social e Direitos Humanos; Saúde e Comunicação Social, além de diversas instituições não-governamentais ligadas à cultura e à negritude em Duque de Caxias.