Alunos de robótica de Caxias expõem invenções tecnológicas para estudantes de outra unidade escolarDivulgação
![Alunos de robótica de Caxias expõem invenções tecnológicas para estudantes de outra unidade escolar - Divulgação](https://odia.ig.com.br/_midias/jpg/2023/06/07/1200x1920/1_whatsapp_image_2023_06_07_at_11_07_47-29362182.jpeg)
A exposição contou com várias invenções de utilidade pública. Entre elas, um esqueleto que liga e desliga, utilizando um celular por meio do bluetooth, o que pode tornar uma casa com sistema inteligente; um mecanismo que aciona alarme para evacuar a área em caso de desabamento de encosta ocasionado por fortes chuvas, interligado a duas piscinas e um extravasor para escoar a água, além de uma impressora que imprime objetos em 3D e um equipamento utilizado para treinar a coordenação motora de crianças com necessidades especiais.
![Alunos de robótica de Caxias expõem invenções tecnológicas para estudantes de outra unidade escolar - Divulgação](https://odia.ig.com.br/_midias/jpg/2023/06/07/1200x750/1_whatsapp_image_2023_06_07_at_11_07_46-29362169.jpeg)
“Nessas atividades os alunos são os protagonistas. Estamos abrindo um leque de possibilidades e conhecimentos. Eles não precisam ficar só presos às aulas tradicionais, o que amplia o desenvolvimento de cada um”, destacou Dárcio, que é professor de Química, com mestrado em Novas Tecnologias em Educação. Ele ainda acrescentou que a ideia da interatividade entre as duas escolas surgiu ao assistir a apresentação da professora do projeto Maker, Tatiana Carvalho, numa atividade realizada pela SME Caxias.
“Trabalhamos com inovações e isso é agregador. Depois, será a vez deles irem a nossa escola apresentar suas invenções”, concluiu.
Vale destacar que o movimento Maker permite que os estudantes desenvolvam seu conhecimento teórico através da prática. Na Mauro de Castro, por exemplo, o trabalho vem sendo realizado com materiais recicláveis.
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“O projeto Maker começou a ser desenvolvido há quatro meses na nossa escola e está tomando proporções grandiosas. É visível a participação e a mudança de comportamento de muitos alunos para melhor”, comemorou a diretora Naise Martins.
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