Duque de Caxias - Escrita por Arthur Azevedo, um dos criadores da academia brasileira de letras, “A Capital Federal” faz curta temporada gratuita no Teatro Municipal Armando Mello, em Duque de Caxias, com apresentações nos dias 24 e 25 de junho e 01 e 02 de julho, às 19h. Dirigido por Guedes Ferraz, o espetáculo aborda de forma leve a hipocrisia, a malandragem, o preconceito e os costumes da época em que o Rio de Janeiro era capital brasileira.
A peça ironiza atitudes tipicamente cariocas a partir dos seus personagens, residentes da capital federal que buscam, de todas as formas, subverter ideologicamente, financeira e socialmente uma família do interior de Minas Gerais. A partir daí o público passa a enxergar, mesmo que de forma cômica, o preconceito, o racismo, machismo e xenofobia. Assuntos ainda latentes da nossa sociedade, mesmo depois de séculos do texto original - explica um dos protagonistas, Darlan Borges.
Sinopse: Este clássico do teatro se passa no Grande Hotel da antiga capital federal, o Rio de Janeiro. Considerado um grande registro histórico da época, ele retrata, com muito humor, os principais tipos que circulavam na cidade, assim como os problemas que passavam os moradores da época: falta de moradias, mosquitos e a malandragem. Escrita em 1897, é uma comédia-opereta, dando-nos uma visão panorâmica da sociedade carioca da belle époque.
A história se inicia quando uma família rica do interior de Minas Gerais se desloca para a cidade maravilhosa em busca de um rapaz que estava prometido a casar com a primogênita da família. Ao chegarem, todos os membros do grupo são pervertidos pelos moradores da, então, capital federal. Cada um se vê submetido a um mundo distante do que conheciam. A empregada é induzida a prostituição, o patriarca é seduzido por uma prostituta, o genro fica viciado em jogos, o filho caçula em corridas de bicicletas. A cidade faz com que eles revelem seu lado mais depravado, e a discussão principal é: como resistir aos pecados de uma sociedade corrompida?
Serviço - “A Capital Federal” Local: Teatro Municipal Armando Mello Endereço: R. Frei Fidélis, 836 - Centro, Duque de Caxias - RJ Temporada: 24 e 25 de junho e 1 e 2 de julho Horário: Sábados e domingos às 19h Duração: 80 minutos Gênero: Comédia Classificação: Livre Entrada franca.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.