Estabelecimentos comerciais são notificados por uso irregular de água em Duque de CaxiasDivulgação
Estabelecimentos são notificados por uso irregular de água em Caxias
Águas do Rio flagra rede de fast food e posto de combustíveis usando carros-pipas fora dos padrões exigidos
Duque de Caxias - Uma famosa rede de fast food e um posto de combustíveis em Duque de Caxias foram notificados após a Águas do Rio flagrar irregularidades no abastecimento de água. De acordo com equipes da concessionária, os dois estabelecimentos, que ficam na Rodovia Washington Luiz, utilizavam carros-pipas que não tinham a documentação exigida pelos órgãos competentes.
Segundo Izabela Sena, coordenadora de fiscalização da empresa com atuação na Baixada Fluminense, os veículos não possuem certificação de origem da água e, por isso, oferecem riscos à saúde pública.
“A gente não sabe de onde vinha a água. Sem a comprovação da qualidade, a saúde dos consumidores é colocada em risco. Por isso, fiscalizamos e combatemos esse tipo de fraude. Vamos monitorar o caso específico e, se identificarmos reincidência, órgãos competentes como o Inea atuarão na notificação e multa do estabelecimento”, afirmou.
Sena acrescentou que comprar água de terceiros quando se tem disponibilidade de rede e de carro-pipa cadastrado na concessionária também caracteriza irregularidade pelo não cumprimento de cláusula contratual.
“Há uma responsabilidade compartilhada: a Águas do Rio deve ampliar o acesso ao serviço e distribuir água tratada, e o consumidor precisa ligar seu imóvel à rede disponível. O pleno funcionamento do sistema significa mais saúde e bem-estar aos moradores, que passam a consumir água de qualidade. É importante lembrar que realizamos testes para monitorar a qualidade da água, e o resultado dessas análises pode ser conferido na fatura mensal enviada ao cliente”, completou a coordenadora de fiscalização.
A população também pode ser aliada da empresa no combate às fraudes. Para denunciar de forma anônima esses casos, basta acionar a companhia por meio dos canais de atendimento, como o 0800 195 0 195, que funciona gratuitamente via ligação e WhatsApp.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.