Caxias vai ganhar estação de tratamento de águaDivulgação

Duque de Caxias - A Cedae iniciou as obras de construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Xerém, que será o maior sistema de ultrafiltração do Brasil. A nova unidade vai beneficiar, no local, cerca de 450 mil pessoas e também deve favorecer outros bairros próximos, como Santa Cruz da Serra e Imbariê. O evento contou com a presença do governador Claúdio Castro, do prefeito de Duque de Caxias, Wilson Reis, e de vários membros do executivo estadual e municipal, além do legislativo municipal.

O governador falou sobre a importância da construção da nova estação:
Caxias vai ganhar estação de tratamento de água - Divulgação
Caxias vai ganhar estação de tratamento de águaDivulgação
“A água que oferecemos impacta diretamente na qualidade de vida do cidadão. A tecnologia de ultrafiltração nos permite atender a rígidos padrões de qualidade. A obra também é muito importante para a infraestrutura. Vai gerar empregos e atrair empresas para Duque de Caxias”.

O prefeito Wilson Reis reforçou a opinião de Cláudio Castro:
“Para atrairmos grandes empresas para uma região, precisamos ter disponíveis três itens básicos de infraestrutura: energia, água e mobilidade. Esta obra confirma que a atual gestão do governo do estado é a mais empenhada em fortalecer as parcerias com prefeituras como a nossa, que ofereçam bons projetos”. O presidente da CEDAE, Aguinaldo Ballon, foi categórico: “vamos aumentar em 40% o abastecimento da região”, afirmou.
Caxias vai ganhar estação de tratamento de água - Divulgação
Caxias vai ganhar estação de tratamento de águaDivulgação


A ETA possuirá o mais avançado sistema de filtragem, com capacidade de retenção até de partículas microscópicas. Será a maior do país e a primeira a usar este sistema no estado. A previsão é de que ela tenha a vazão de 1,3 mil litros por segundo e todas as etapas de tratamento de água serão automatizadas. A obra vai implantar sete mil metros de adutora de água bruta, que irá realizar captação no manancial de Xerém, e deverá estar concluída em 2025.

Entre as várias autoridades presentes no palanque do evento de início das obras, estavam o secretário estadual de Transportes e Mobilidade Urbana, Washington Reis; o deputado federal Gutemberg Reis e o deputado estadual Rosenverg Reis.