Duque de Caxias - Nesta sexta-feira, 14/07, o lll Colégio da Polícia Militar de Duque de Caxias realizou a Festa Julina 2023. O evento homenageou os escritores nordestinos e reservou barracas literárias e de cordéis, incluindo produções feitas pelos alunos da instituição de ensino. Nos espaços, os estudantes expuseram clássicos da literatura nacional.
Em um dos estandes, o aluno do 9º Ano de escolaridade, Victor Mesquita de Almeida, de 15 anos, explicou o trabalho realizado junto à turma e enfatizou a importância da cultura brasileira.
“Nossa turma trabalhou o conjunto de obras artísticas de Ariano Suassuna. Lemos o livro “O Auto da Compadecida” e o analisamos em sala de aula. Observamos, no texto teatral, a presença do elemento erudito e a cultural popular. Reunimos frases do autor e estamos entregando aos convidados da nossa festa julina”, disse o estudante.
De acordo com a comandante do lll CPM/ERJ, Ten. Cel. Nádia Luana Cardoso, as atividades permitem um rico diálogo com a cultura do país.
“Mais uma vez o Colégio da Polícia Militar relembra as tradições culturais e populares do nosso Brasil. Hoje, nós estamos falando sobre Graciliano Ramos, Ariano Suassuna e muitos outros autores, escritores, poetas da nossa cultura popular. Convidamos as famílias dos alunos para participar deste evento maravilhoso e festejar junto a eles”, declarou a militar.
Já a mãe do aluno do 8º ano de escolaridade, João Luca Araújo, de 13 anos, Valéria Araújo, ressaltou que o momento era muito importante para a família e que está muito feliz com a organização da festa.
“Eu acho que é uma parceria que precisa acontecer. Precisamos caminhar juntos e saliento, ainda, que é muito importante na vida do adolescente a presença dos pais nesta trajetória educacional, inclusive em festividades que haja interação com os outros responsáveis e professores”, contou Araújo.
Escola Municipal Anton Dworsak
A festa julina na E.M Anton Dworsak, localizada no bairro Jardim Primavera, segundo distrito do município de Duque de Caxias, alegrou alunos e pais nesta quinta-feira (13/07). A tradicional comemoração faz parte do calendário das escolas da cidade para promover a integração dos estudantes, professores e responsáveis.
Segundo a diretora da Unidade Educacional, professora Rosângela Martins da Silva, a festa valoriza a cultura nacional e sua multiplicidade.
“A festa julina é uma festa cultural. Ela tanto resgata as tradições quanto a memória da comunidade. É um evento importante porque traz a família para dentro do espaço escolar. Temos um grande prazer em realizá-la”, declarou a diretora da UE.
Já a professora da Sala de Recursos, Soraia de Almeida, explicou que anteriormente foram desenvolvidas atividades diversificadas com os alunos, a fim de inseri-los no rico universo linguístico e de diversos saberes.
“Trabalhei Língua Portuguesa e Matemática, sempre interagindo sobre o tema, como, por exemplo, resolver problemas e atividades com jogos, além de trabalhar com eles receitas típicas em sala de aula”, exemplificou a professora.
O prefeito Wilson Reis parabenizou a dedicação dos profissionais ao realizar a festa para a comunidade escolar. Ele ainda ressaltou que a data incentiva a brincadeira e a integração.
“A festa julina estimula o lúdico, um dos aspectos mais importantes do desenvolvimento da criança. Quero também parabenizar a todos os envolvidos pelo excelente trabalho”, declarou o prefeito.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.