Duque de Caxias - A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio realizaram uma edição da Jornada do Turismo Fluminense com foco na região turística da Baixada Verde. O evento ocorreu no Centro Cultural Meritense, em São João de Meriti, e contou com a presença do prefeito de Duque de Caxias, Wilson Reis, secretários e servidores das prefeituras da região, além de agentes de desenvolvimento e representantes comerciais que lidam com o turismo local. O principal objetivo da jornada foi a elaboração de um plano de ações continuadas, visando o desenvolvimento do turismo na região pelos próximos anos.
Como único prefeito presente no evento, Wilson Reis foi um dos destaques da jornada, demonstrando a importância que Duque de Caxias está dando para o turismo.
“Viemos ao evento com uma equipe da nossa Secretaria Municipal de Cultura e Turismo para dar nossa contribuição para o desenvolvimento da Baixada Verde. Estamos despertando nossa cidade para este segmento, que é um dos que mais cresce na economia. E nossa cidade tem 53% de área rural”, afirmou.
A Baixada Verde é uma região turística formada por 10 dos 13 municípios que fazem parte da Baixada Fluminense: Duque de Caxias, São João de Meriti, Seropédica, Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Magé. O subsecretário do Estado de Turismo, Nilo Sérgio Félix, foi quem teve a ideia de reunir as prefeituras e fomentar o conceito da região turística. Ele falou na abertura do evento, representando o Governo do Estado.
A jornada começou com a palestra “O planejamento como vetor de integração regional para o turismo do Estado do Rio de Janeiro”, oferecida por Ana Cláudia Peixoto, consultora do SEBRAE-RJ. A seguir, foram apresentados o Plano Estratégico Turismo RJ + 10 anos, a Lei Estadual de Turismo e a metodologia a ser elaborada pelos grupos de trabalho (GTs), que participaram de discussões por temas, como integração, regionalização, captação de recursos, qualificação, infraestrutura, segurança, roteiros e experiências, além de estratégias de promoção e marketing. Concluindo o evento, foram apresentadas as principais ações propostas pelos grupos de trabalho e a definição dos próximos passos para a elaboração do plano regional de turismo.
Projeto Viver Mais
O prefeito de Duque de Caxias, Wilson Reis, ainda esteve na Praça do SESI, no bairro Paulicéia, acompanhando a ação do Projeto Viver Mais, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Defesa dos Direitos da Terceira Idade. O objetivo é atender e oferecer melhor qualidade de vida e dignidade às pessoas idosas da cidade. O prefeito aproveitou para fazer aferição de sua pressão arterial e teste de nível de glicemia no sangue.
“Esta é uma proposta maravilhosa. Estamos cuidando dos idosos que sempre tomaram conta daqueles mais jovens que eles. E, sendo itinerante, o projeto chega às pessoas mais velhas, que têm dificuldade de se locomover a longas distâncias, por exemplo”, afirmou o chefe do executivo municipal.
O "Viver Mais" conta com uma equipe multidisciplinar, com atendentes, enfermeira, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, nutricionista, fisioterapeuta, profissional de educação física, psicólogo, entre outros. O programa realiza um atendimento itinerante à população, focado na terceira idade. Entre os serviços prestados, estão as aferições de pressão arterial, glicemia e saturação, que detectam problemas respiratórios, cardíacos, e também diabetes. Nesta sexta-feira (28), o projeto estará no calçadão Nilo Peçanha, na esquina com a Tenente José Dias. Encerrando as atividades da semana, no sábado, dia 29/07, o projeto estará na rua João Alves Torres Filho, 2676, na Vila Leopoldina.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.