Duque de Caxias - O prefeito Wilson Reis esteve presente, na noite desta quarta-feira (09/08), no ato em que o governador Cláudio Castro estabeleceu o pontapé inicial das obras de recuperação do trecho de 13,8 km que foi estadualizado da Linha Vermelha, entre a Ilha do Governador, na cidade do Rio de Janeiro, e a Rodovia Presidente Dutra, em São João de Meriti. As obras, sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), têm um investimento de R$ 81 milhões e devem ser realizadas entre 22h e 5h.
Na recuperação, estão previstos recapeamento asfáltico, paisagismo, muretas, sarjetas, guard rails e sinalizações vertical e horizontal. Serão instalados 102 postes com luminárias de LED e 37 câmeras de monitoramento nos acessos à rodovia. Além disso, as obras incluem a demolição de pavimento para reparo de uma área de cerca de 12 mil m².
O governador falou sobre a importância da obra para o estado:
“A recuperação desse trecho da Linha Vermelha era um débito antigo que o estado tinha com os moradores da Baixada, da Região Serrana e do Sul Fluminense. Há anos a via está totalmente esburacada e com má iluminação. Além de melhorar o tráfego, a obra vai trazer mais segurança aos motoristas, com a implantação de câmeras de monitoramento”, afirmou Cláudio Castro.
A obra é um resultado do empenho do secretário de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, que, assim que tomou posse, solicitou a estadualização do trecho da Linha Vermelha que agora se encontra em recuperação.
“Desde que esse trecho da via foi inaugurado, em 1994, ele nunca passou por uma obra de manutenção e revitalização como essa. Quando acabar, teremos uma nova Linha Vermelha”, declarou.
O prefeito Wilson Reis elogiou a iniciativa do governo do estado:
“A extensão da Linha Vermelha até a Baixada Fluminense foi essencial para a mobilidade urbana em toda a região. Mas o abandono dela, desde sua inauguração, a deixou cheia de buracos, em péssimas condições para o tráfego. Com as obras que se iniciaram nesta noite, a via vai voltar a funcionar como deveria, o que é importantíssimo para uma cidade como Duque de Caxias, com sua vocação logística”, concluiu.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.