Hospital de Saracuruna recebe evento da campanha Setembro VerdeDivulgação
O evento contou com a presença do prefeito Wilson Reis, representantes da Secretaria Municipal de Saúde, direção do HMAPN, funcionários, entre outros.
Em sua palestra, o Enfermeiro Gilberto Malvar, coordenador da CIHDOTT, falou sobre o trabalho realizado pela comissão, criada em 16 de agosto de 2000. Desde sua criação, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN), tem sido referência nacional, fechando o ano de 2022 no top 10 nacional em captação de órgãos. Composta de uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, a comissão é um braço da Central Estadual de Transplante do Estado, que tem a sua base na unidade e é responsável por todos os casos de morte encefálica que podem possibilitar a doação de órgãos.
“Todo evento que envolve a conscientização e visibilidade da doação de órgãos faz com que essa ação seja mais efetiva. Estarmos no hospital que está na lista dos maiores captadores mostra a potência que o SUS tem. Eu fico muito orgulhoso por fazer parte desse movimento”, disse o Dr. Roberto Simões, coordenador médico da CIHDOTT do HMAPN.
Campanha Setembro Verde em Duque de Caxias
O dia 27 de setembro marca o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Para comemorar a data, a Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, programou atividades especiais para dar visibilidade à campanha Setembro Verde, que acontece neste mês, para incentivar a doação de órgãos.
No dia 27/09, das 14h às 18h, será realizado um evento na Praça do Pacificador (Av. Governador Leonel de Moura Brizola, Centro – DC), com abordagem e distribuição de folhetos informativos à população. O Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC) também fará atividades nos dias 25, 26 e 27/09, com ação educativa e palestra. A Campanha Setembro Verde também será reforçada nas unidades de emergência e de pronto atendimento da rede municipal de saúde, com atividades voltadas para a orientação e conscientização de toda a comunidade sobre a importância da doação de órgãos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.